ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP em Jundiaí impacta mais de 30 mil alunos na região com programa de educação empreendedora

Ao longo de 2025, dez municípios aderiram ao programa com diferentes soluções
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Mais de 30 mil estudantes na região de Jundiaí foram impactados pelo programa de Educação Empreendedora do Sebrae-SP em 2025. Alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Ensino Médio e Ensino Superior de dez municípios (Bragança Paulista, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí e Pinhalzinho) tiveram acesso a diferentes soluções do programa ao longo do ano passado. A perspectiva é que o projeto siga em continuidade em 2026, abrangendo mais cidades e alunos.

Para os estudantes de Ensino Fundamental foram aplicados o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e o Objetos de Aprendizagem. O JEPP tem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora desde os primeiros anos escolares, podendo ser implementado a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida. Já o Objetos de Aprendizagem se consiste em recursos educacionais digitais e materiais pedagógicos (vídeos, e-books, planos de aula, infográficos, jogos) focados em Educação Empreendedora, visando desenvolver competências como criatividade, autonomia, inovação e sustentabilidade.

Já para os estudantes de Ensino Médio e Ensino Superior foram aplicadas palestras de diferentes temas como empreendedorismo, marketing, gestão financeira, inovação e educação financeira.

O analista de negócios do Sebrae-SP e gestor regional de Cultura Empreendedora, Marcelo Duarte, acredita que as ações realizadas em 2025 geraram impacto muito positivo nos alunos. “Levar o empreendedorismo para o ensino fundamental, médio e superior é investir no desenvolvimento de competências essenciais, como criatividade, protagonismo, planejamento e senso de responsabilidade. Esses programas despertam desde cedo uma visão empreendedora nos jovens, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas para atuarem de forma mais consciente, inovadora e transformadora em suas comunidades”, comenta.

Planos para 2026

A ideia é que, em 2026, mais cidades e mais instituições de ensino comecem a aderir às soluções de Educação Empreendedora.

O gestor destaca que a formação de, aproximadamente, 800 professores das redes municipal e particular dos municípios de Bragança Paulista, Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva e Jundiaí na metodologia JEPP já está em andamento. A previsão é que 42 mil alunos do 1º ao 5º ano sejam impactados pelo programa esse ano.

Além disso, o Sebrae-SP em Jundiaí ainda fará entregas do Selo Escola Parceira – Educação Empreendedora para as instituições de ensino que firmarem parceria para desenvolver os conteúdos de educação empreendedora em 2026.

Em 2025, o Selo foi entregue para escolas da rede municipal de Bragança Paulista, Caieiras, Francisco Morato, Itupeva e Jundiaí.

“Esse reconhecimento simboliza o compromisso da rede municipal com a formação de crianças mais criativas, autônomas e preparadas para os desafios do futuro. Para nós, é uma alegria ver o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos se consolidar como uma ferramenta transformadora dentro das salas de aula e esperamos que 2026 traga ainda mais resultados positivos na vida desses estudantes”, finaliza Marcelo.

-

  • Jepp
  • sebrae-sp