
O Sebrae-SP, em parceria com a prefeitura de São José dos Campos, realiza a premiação Empreende – Startups Educacionais, que reconhece projetos inovadores dos alunos do 9º ano da rede municipal. O anúncio dos três primeiros colocados de cada categoria ocorre no dia 5 de dezembro (sexta-feira), às 14h, no Centro de Formação do Educador (CEFE), em São José dos Campos. Os alunos apresentaram suas propostas a uma banca avaliadora composta por representantes da Faculdade Sebrae, da Receita Federal, Instituto Ideias do Futuro e do Cephas, além de profissionais convidados, no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).
O mês de dezembro marca o encerramento do ciclo anual da educação empreendedora na rede municipal de ensino de São José dos Campos, com o Empreende – Startups Educacionais como ponto alto. Além das startups educacionais, serão reconhecidos e premiados com brindes doados pela Receita Federal os professores que se destacaram na Seletiva de Boas Práticas do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) – Anos Iniciais e na Documentação Pedagógica da Educação Infantil.
Neste ano, 45 escolas municipais de Ensino Fundamental participaram da iniciativa com projetos organizados em três categorias: produto, serviço e tecnologia. Ao todo, foram desenvolvidos 649 pré-projetos, resultado do trabalho pedagógico realizado ao longo do ano.
“Programas como o Empreende – Startups Educacionais mostram, na prática, como o empreendedorismo pode ser desenvolvido desde cedo, estimulando a criatividade, a inovação e a capacidade de resolver problemas reais. O Sebrae-SP acredita que investir na formação empreendedora dos estudantes é investir no futuro da cidade e no fortalecimento da economia local”, afirma Fabiana Supino, analista de negócios do Sebrae-SP.
A Educação Empreendedora contempla desde a Educação Infantil, com a aplicação da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, até o Ensino Fundamental, por meio do JEPP, em parceria com o Sebrae. As ações visam promover o desenvolvimento de competências empreendedoras com foco na aplicação prática do conhecimento.
As atividades envolvem planejamento, definição de metas, trabalho colaborativo, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência. Os conteúdos abordam temas como sustentabilidade, ecologia, robótica, ferramentas digitais, entre outros.
Durante o segundo semestre, as unidades escolares realizaram as feiras do JEPP, abertas à comunidade, com exposição dos projetos e demonstrações práticas dos estudantes. No total, foram registrados mais de 70 mil visitantes.
SERVIÇO
Premiação Programa Empreende 2025 – Startups Educacionais
Data: 5 de dezembro (sexta-feira)
Horários: às 14h
Local: CEFE – Centro de Formação do Educador
Endereço: Av. Olivo Gomes, 200 – Santana, São José dos Campos
