ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP e Prefeitura de Rio Claro formalizam parceria para implantar Programa Cidade Empreendedora

Responsável pela execução do programa, instituição realizará ações estratégicas para fortalecer os pequenos negócios e a economia local
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP e a Prefeitura de Rio Claro assinaram o termo de compromisso para implantação do Programa Cidade Empreendedora, nesta sexta-feira, 30. Na ocasião, estavam presentes o prefeito Gustavo Perissinoto, a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, a primeira-dama Bruna Perissinoto, a gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas, e o consultor de negócios Alex Lavelli.

Assinatura do termo de compromisso foi realizada sexta-feira, 30 de maio

Embora a formalização do programa tenha ocorrido nesta sexta-feira, as iniciativas já vêm ocorrendo há algumas semanas. Na última quinta-feira (22), o Sebrae-SP promoveu uma Oficina de Planejamento Participativo (OPP) com as secretarias municipais para a construção conjunta das ações que serão implementadas na cidade ao longo do programa.

A iniciativa tem como objetivo promover a transformação econômica local a partir das vocações e necessidades do município e apoiar a implementação de políticas públicas de base empreendedora, fortalecendo os pequenos negócios e movimentando a economia regional. Segundo levantamento do Sebrae, os micro e pequenos empreendimentos foram responsáveis por sete em cada dez vagas criadas em 2024, o que evidencia a importância de investir nesse segmento para fomentar o desenvolvimento sustentável.

Com um aporte econômico anual estimado em R$ 2 milhões em soluções e iniciativas do Sebrae-SP, além de investimentos da própria Prefeitura voltados aos empreendedores locais, o programa atuará em dez eixos temáticos, ao longo da gestão: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Inclusão Socioprodutiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, e Inovação e Sustentabilidade.

Para Alex Lavelli, consultor de negócios do Sebrae-SP, a construção coletiva é um dos pilares desta iniciativa. “Nesse programa é fundamental identificar, mobilizar e capacitar as lideranças locais e os agentes de desenvolvimento do município. Acreditamos que, com esse engajamento, é possível transformar políticas públicas em ações concretas que impactem positivamente a vida das pessoas e fortaleçam os pequenos negócios”, afirma.

A expectativa é que, com a adesão ao Cidade Empreendedora, Rio Claro intensifique suas políticas de apoio ao empreendedorismo, tornando-se um ambiente ainda mais favorável para quem quer investir, inovar e gerar oportunidades. As atividades do programa devem ter início no segundo semestre deste ano.

  • Programa Cidade Empreendedora
  • Rio Claro
  • sebrae-sp