
O Sebrae-SP e a Prefeitura de Itararé reforçaram, na última sexta-feira (30), a parceria para a continuidade e ampliação das ações do programa Cidade Empreendedora no município. A assinatura ocorreu no recinto da 1ª Feira do Empreendedor de Itararé e marca mais um passo no fortalecimento do empreendedorismo local, com iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável e à melhoria do ambiente de negócios.
Ao longo de 2026, Itararé contará com uma agenda diversificada de ações do Sebrae-SP, que já teve início com a participação do Sebrae Móvel na Feira do Empreendedor, que levou atendimento e orientações gratuitas aos empreendedores, além da palestra ‘Faça do atendimento uma ótima experiência’, voltada ao aprimoramento das estratégias comerciais. Também está confirmado o curso técnico “Prepare e venda sorvetes artesanais”, que será realizado entre os dias 2 e 10 de março, oferecendo capacitação prática para quem deseja empreender ou diversificar sua atuação no setor de alimentos.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, a parceria reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento do município. “O Cidade Empreendedora é um programa estratégico para estimular a economia local, capacitar empreendedores e apoiar o poder público na criação de um ambiente de negócios mais favorável. Em Itararé, teremos ações ao longo de todo o ano, com foco em gerar oportunidades, fortalecer pequenos negócios e promover inovação”, destaca.

O prefeito de Itararé, João Fadel, ressaltou a importância da cooperação com o Sebrae-SP para impulsionar o crescimento da cidade. “Essa parceria fortalece o município, gera emprego e renda e cria possibilidades para quem quer empreender. Além das ações já programadas, em breve, junto com o Sebrae-SP, Itararé deverá inaugurar a Sala do Empreendedor e o Polo Tecnológico, que serão fundamentais para apoiar empresários e estimular a inovação”, afirma.
O programa Cidade Empreendedora, iniciado no município no ano passado, tem como objetivo impactar milhares de pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos por meio de ações de educação empreendedora, capacitações técnicas, oficinas, rodas de conversa, painéis, treinamentos e oportunidades de networking. As atividades atendem Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs), pequenos produtores e gestores públicos.
A iniciativa também prevê ações em parceria com a Secretaria de Educação, alcançando alunos do ensino fundamental, com a educação empreendedora do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), aprimorando o empreendedorismo com o seminário Empretec, além de capacitações para quem já empreende ou deseja iniciar um negócio. O foco é aumentar o faturamento das empresas locais, dar mais visibilidade aos produtos e serviços e tornar os negócios mais competitivos e sustentáveis no município.
-
