O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, abre inscrições para dois cursos gratuitos voltados à qualificação profissional e ao fortalecimento do empreendedorismo local: “Fabricação de Panetones e Doces Natalinos” e “Fabricação de Geleias, Compotas e Doces de Frutas”. As capacitações integram o Projeto Impulsiona, que apoia Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos produtores na ampliação de seus negócios e na geração de renda.

O curso de panetones e doces natalinos começa no dia 11 de novembro e é ideal para quem deseja aproveitar o período das festas de fim de ano para aumentar a produção e as vendas. Os participantes aprenderão técnicas de balanceamento de receitas, manuseio de fornos, armazenamento e boas práticas de fabricação. Entre as receitas estão panetones trufados, salgados e de frutas cristalizadas, chocotones, biscoitos natalinos e medalhas de chocolate com frutas secas.

Já o curso de geleias, compotas e doces de frutas, que começa no dia 24 de novembro, tem foco na produção artesanal e no aproveitamento de frutas da estação. O conteúdo aborda higiene e segurança, balanceamento de formulações, higienização e embalagem de produtos, além de processos de fabricação de diferentes tipos de doces de frutas.
O Projeto Impulsiona, realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Araraquara, busca estimular a autonomia e o crescimento sustentável dos pequenos negócios. As capacitações práticas possibilitam a geração de novas oportunidades, o fortalecimento da economia criativa e a valorização do trabalho local.
“Os cursos são uma oportunidade para quem quer empreender ou aprimorar o próprio negócio com técnicas seguras e criativas. O Sebrae tem o compromisso de levar capacitação de qualidade e apoiar o desenvolvimento econômico das comunidades”, destaca Luiz Andia Filho, gerente regional do Sebrae-SP em Araraquara.
SERVIÇO
Cursos gratuitos do Projeto Impulsiona – Sebrae Araraquara
Local: Espaço Kaparaó (Av. Dr. João Pires de Camargo, 1382 – Vila Yamada)
Inscrições: de 22 a 30 de outubro de 2025, das 8h30 às 16h
Início das turmas:
Fabricação de Panetones e Doces Natalinos – 11 de novembro
Fabricação de Geleias, Compotas e Doces de Frutas – 24 de novembro
