ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP e PIT apresentam soluções no Meetup Speed Agro no Vale do Paraíba

Objetivo da agenda é promover a interação entre os clientes ALI Rural e as startups do corredor do agro do Estado de São Paulo
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Nos dias 25 e 26 de março, a região do Vale do Paraíba foi palco do Meetup Speed Agro, um encontro que visa conectar as empresas de base tecnológica com as startups que fazem parte dos programas do Sebrae-SP e do Parque de Inovação Tecnológica. Participaram mais de 40 empresas ligadas aos setores do agronegócio, de inovação e tecnologia. O evento contou com visitas técnicas e muita troca de conteúdo.

“Pudemos fazer uma imersão nas dores dos produtores rurais e das empresas, com foco em aprocimar a tecnologia e as ferramentas de gestão de negócios como suporte àqueles que fazem o agro acontecer no Estado de São Paulo. Tivemos, para isso, o apoio do PIT de São José dos Campos, por meio do cluster Agropolo Vale, que recebeu os convidados e nos conduziu nas visitas técnicas às cooperativas e produtores. Com isso, as startups que estão em fase de comercialização puderam direcionar o olhar para as possíveis soluções e demandas. Reforçamos que esse evento traz muita informação para atuar com o programa ALI Rural do Sebrae, que apoia os produtores por meio de nossos agentes de inovação no campo”, conta Janice Junqueira, consultora de negócios e inovação do Sebrae-SP.

O evento contou com palestras e visitas a algumas das empresas do PIT, que hoje conta com mais de 150 startups e empresas vinculadas ao Nexus, que existe desde 2016 com o objetivo de ser o ambiente ideal para a conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com mais de 20 fundos de venture capital conectados. “A gente executa mais de 20 projetos com o Sebrae, um parceiro muito próximo, que é um instrumento no Brasil com capilaridade para estimular e desenvolver o empreendedorismo. É um prazer estar junto e poder co-organizar esse evento”, afirma o presidente do PIT Jeferson Cheriegate.

Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP citou a relevância do evento para as questões relacionadas aos desafios globais de abastecimento. “A tecnologia hoje gera muito impacto para o ganho de produtividade e eficiência. É importante a troca de experiências e conhecimento, bem como a valorização dos pesquisadores, para gerar a mudança que precisamos.”

Conexões 

Os participantes foram apresentados à Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras, voltada para a integração de sistemas espaciais e à prestação de serviços baseados em satélites, a companhia atende aos objetivos do Programa Espacial Brasileiro e a demandas de mercado, que atualmente lidera o projeto do satélite de observação da terra de altíssima resolução, com ampla participação de empresas e ICTs brasileiras. Além de já ter realizado mais de 100 projetos em diversos setores como o de agricultura, óleo e gás, serviços financeiros, utilidades, meio ambiente e defesa.

A Nestlé também pôde contar com funciona o CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), que foi criado com o objetivo de acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de inovações dentro do conceito de fábrica conectada e de Indústria 4.0, além de fomentar um ecossistema com colaboração interna e externa nessa frente, inclusive com a formação de novos talentos para atuar com olhar para a transformação digital. A estrutura fica próxima à fábrica de Caçapava, planta modelo da Nestlé, onde são desenvolvidas e testadas soluções tecnológicas que, se aprovadas, seguem para desenvolvimento em outras unidades da empresa em toda a Zona Américas.

Há mais de 130 anos, a MSD Saúde Animal também foi uma das empresas envolvidas no evento, contando como oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde; além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento.

As visitas técnicas do primeiro dia foram realizadas na Cooperativa de Laticínios Comevap, na sua sede em Taubaté, que recebe 160 mil litros de leite por dia. Os participantes conheceram a usina, onde são pasteurizados 20 mil litros de leite/hora, além da fabricação de manteiga, bebidas lácteas, creme de leite e queijos. Na Comevap, o leite captado é 100% regional. E a caravana seguiu para a Estância Silvânia, na cidade de Caçapava, que foi fundada em 1962 e se destaca pela seleção e criação da raça Gir Leiteiro, com foco na produção de leite de alta qualidade e no bem-estar animal. A Estância Silvânia foi pioneira na produção de Leite A2 no Brasil, um produto diferenciado e mais saudável, destinado a pessoas com alergia à Beta Caseína A1. Uma das inovações é que as vacas são criadas a pasto com suplementação, sem o uso de hormônios, e a ordenha é mecanizada com bezerro ao pé, respeitando a natureza e os animais.

No dia 26, seguiram para a APA (Área de Proteção Ambiental) de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, para conhecer a Bananada Artesanal da Nannabanana, feita com bananas colhidas diretamente do próprio plantio orgânico. Cada fruto é cuidadosamente selecionado e cozido lentamente no tacho, privilegiando o uso exclusivo de adubos naturais, sem nenhum agrotóxico nem aditivos químicos. E ao Pesqueiro Pantanal, que trabalha com a criação de alevinos para venda, onde encerraram as atividades com a visita e um delicioso almoço ao pé da Serra da Mantiqueira.

Sobre o Speed Agro 

Como parte do Sebrae for Startups, o Speed Agro trabalha o refinamento do produto das Agtechs e auxilia na ampliação das vendas das startups através de rodadas, visitas técnicas e networking junto ao ecossistema do agronegócio do Estado de São Paulo, a partir de cinco cidades âncoras: Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos. O programa objetiva facilitar e preparar as Agtechs para acessarem novos investimentos. As empresas contam com todo o suporte dos gestores regionais do Sebrae For Startups, os quais acompanham toda a jornada do programa, auxiliando com conexões e direcionamentos.

  • Meetup Speed Agro
  • sebrae-sp