
Sebrae-SP e a Petrobras anunciaram o encerramento e o sucesso do Programa Fortalecer, que ocorreu na Refinaria do Vale do Paraíba -REVAP, em São José dos Campos. O projeto piloto, intitulado Fortalecer, foi idealizado para o desenvolvimento de 30 micro e pequenas empresas (MPEs) no Vale do Paraíba, visando apoiar e desenvolver potenciais fornecedores cujos proprietários pertençam a grupos sub-representados (mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência e pessoas idosas). O objetivo foi o de fortalecer os negócios e contribuir para a construção de uma cadeia de suprimentos com mais diversidade para alcançar os empreendedores das cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté.
Segundo Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP, o projeto de desenvolvimento de MPEs inclui capacitações em gestão financeira e de pessoas e liderança; planejamento estratégico; orientação para cadastro no canal de fornecedor da Petrobras e consultoria em gestão. “A parceria reforça o papel fundamental do Sebrae no desenvolvimento e capacitação de pequenos negócios, promovendo inovação, competitividade e sustentabilidade”, conta.
A capacitação foi ministrada de forma presencial, com carga horária total estimada em 60 horas por empresa, e no período de seis meses. As consultorias individuais contemplaram o total de 12 horas e foram virtuais.
“No geral, tivemos uma melhoria significativa, com média de 7,97% no desempenho do grupo de empresas em apenas 2 meses, indicando avanços consistentes e resultados positivos no curto prazo, destaca José Couto, gestor de projetos do Sebrae-SP. As ações implementadas no período inicial já estão gerando impactos concretos, refletindo em ganhos no curto prazo. A tendência observada aponta para um potencial de consolidação e ampliação dos resultados.
Para a empresária Valéria Verdi, proprietária da doceria Haguanaboka, o programa foi de extrema importância: “Foi uma honra participar do Fortalecer, o Sebrae sempre nos auxiliando, com os treinamentos pude rever meus conceitos e repensar meu negócio. Chegamos a ter um aumento de 35% nas vendas, maravilhoso”.
Para Anderson Arruda, proprietário da AC Ferragens “O Programa Fortalecer foi um divisor de águas para a minha empresa. Aprendemos a organizar e gerenciar melhor o nosso negócio. As aulas de planejamento, sobre pessoas, finanças foram essenciais.”
“O Programa foi uma excelente oportunidade de fazer networking e adquirir grande conhecimento na minha área de gestão financeira. As palestras e consultorias foram maravilhosas”, destaca Frank Borges, da FBA Consultoria.
-
