ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP e Instituto SYN abrem 120 vagas para MEIs exporem seus produtos em shoppings centers de forma gratuita

Empreendedores e empreendedoras poderão atuar por seis meses em lojas colaborativas; são 60 vagas para cada semestre de 2026
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe
Inscrições estão abertas até 5 de dezembro (Foto: Freepik)

Microempreendedores Individuais (MEIs) ou artesãos com CNPJ de São Paulo e do Grande ABC poderão participar das lojas colaborativas Junto & Misturado, presentes nos shoppings Cidade São Paulo, na Av. Paulista; no Tietê Plaza, em Pirituba; e no Grand Plaza, em Santo André. A iniciativa é do Instituto SYN, em parceria com o Sebrae-SP, Instituto Ecoar e as administrações dos shoppings.

A Loja Colaborativa Junto & Misturado é um programa que, durante seis meses, permite que empreendedores e empreendedoras formalizadas e selecionadas exponham e vendam seus produtos em um espaço compartilhado que reúne diversas marcas de artesanato de diferentes categorias. Em 2026 serão 120 vagas, sendo 60 por semestre. Cada shopping receberá 20 empresas por período.

O Instituto SYN possibilita aos MEIs e artesãos estarem nestas lojas, que ficam em três shoppings center sem custos operacionais como aluguel, condomínio, manutenção ou mobiliário. O Instituto Ecoar oferece o suporte e acompanha o desenvolvimento de cada loja. Já o Sebrae-SP apoia o programa com a capacitação empreendedora. Desde o início do programa, em 2021, cerca de 600 empreendedores já passaram pelas lojas, com um faturamento aproximado de R$ 3 milhões.

A trilha de aprendizagem desenvolvida pelo Instituto SYN em parceria com o Sebrae-SP é estruturada em etapas. A primeira apresenta o projeto, compartilha histórias de sucesso e aborda temas como marketing, finanças, precificação, concepção do negócio. Na segunda fase, o foco é em marketing digital, com conteúdo voltados para redes sociais, atração de clientes on-line, produção de fotos e vídeos, técnicas de venda digital e estratégias para transformar seguidores em compradores.

A terceira etapa é voltada à operação no varejo físico, com orientações práticas sobre como vender mais, técnicas de visual merchandising e vitrinismo. Por fim, a quarta fase é dedicada à aceleração dos negócios, preparando os empreendedores para colocar seus projetos em prática com mais estratégia, segurança e autonomia. As aulas ocorrem durante o dia, em modelo híbrido, durante a semana das 9h às 13h, sendo a maioria das capacitações serão on-line, exceto a capacitação de sistemas operacionais da loja a qual será presencial em cada shopping. A proposta é facilitar a participação dos expositores selecionados, que poderão ter outros compromissos.

“Projetos como este reafirmam o papel estratégico do Sebrae-SP no fortalecimento do empreendedorismo, ao proporcionar infraestrutura adequada, capacitação qualificada, ampliação de visibilidade e acesso a mercados. Temos convicção de que essas iniciativas contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dos pequenos negócios e para a transformação da realidade dos empreendedores”, destaca o gerente regional do Sebrae-SP, Alessandro Leite de Lima

Joyce Santos, gestora do Programa Sebrae Comunidades, explica que as lojas colaborativas transforam a vida dos pequenos negócios: “As lojas proporcionam redução de custos e criam novas oportunidades de networking e parcerias, promovendo um ambiente de apoio e crescimento contínuo.”

“Este projeto fortalece as oportunidades reais de mercado para pequenos empreendedores, impulsionando o desenvolvimento local. Ele materializa nosso pilar de geração de renda por meio do investimento social privado, criando caminhos sustentáveis para autonomia e crescimento econômico”, destaca a coordenadora de projetos sociais do Instituto Syn, Grasiela Caldeira.

Case de sucesso

Cleide Gueiros é uma das histórias de sucesso das lojas colaborativas. Dona da marca Santa Amazônia, que trabalha com produtos de home spa e aromatização de ambientes, ela participou de uma das lojas colaborativas no Shopping Tietê Plaza e hoje possui um quiosque no Supermercado Violeta, em Pirituba, zona norte de São Paulo. De acordo com a empreendedora, essa experiência foi um divisor de águas em sua vida.

“Eu só tenho o quiosque hoje porque passei por uma loja colaborativa, que foi uma mãe para mim. O apoio do Sebrae com os cursos, onde também fiz o Empretec, foi um divisor de águas. O suporte na loja colaborativa contribuiu para que eu pudesse crescer com o meu negócio”, explica a empreendedora.

“Sempre vou ser grata ao Sebrae, ao Instituto SYN e ao Shopping Tietê. Foi uma experiência muito boa para mim, sensacional. Tive um professor na faculdade que dizia: ‘não importa o quanto você vai crescer, nunca esqueça suas origens’, então nunca vou esquecer do Sebrae, do Instituto SYN, de todas as pessoas que me apoiaram nesse processo”, completa Cleide.

Inscrições

As inscrições para participar das lojas colaborativas em 2026 já estão abertas e ficarão disponíveis até o dia 5 de dezembro pelo link. Mais informações pelo telefone 08005700800 ou através do site do Instituto SYN.

Após o período de inscrições, o Sebrae-SP e o Instituto ECOAR farão a seleção e curadoria dos produtos, que passarão por avaliação dos respectivos Shoppings. Após a conclusão da curadoria e aprovação dos produtos selecionados, será feita a divulgação lista de expositores aprovados no edital e as capacitações serão iniciadas.

-

  • Junto&Misturado
  • Lojas Colaborativas
  • sebrae-sp