O Sebrae-SP e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) concluíram uma turma de Empretec no dia 7 de dezembro, no ateliê Johann Gütlich, em São José dos Campos. O seminário ocorreu entre os dias 2 e 7 de dezembro e capacitou 20 empreendedores.
“O Empretec é um seminário da ONU (Organização das Nações Unidas) voltado a despertar o potencial empreendedor, com foco no desenvolvimento de características empreendedoras e na capacitação para lidar com desafios empresariais, a partir de ferramentas práticas e momentos de reflexão”, conta Nádia Casagrande, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do Empretec na região.
“São José dos Campos está na rota dos grandes investimentos nas áreas de cultura e economia criativa. Foi essencial, portanto, oferecer essa capacitação de qualidade para que os empreendedores aproveitem as oportunidades que estão surgindo. A parceria entre Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos e Sebrae atendeu a essa demanda, oferecendo o que existe de mais atual no campo do empreendedorismo. Os participantes saíram preparados para os desafios do mercado após este curso. É uma nova fase da economia criativa, que nasce em São José dos Campos”, afirma Tom Freitas, presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
O produtor cultural Bruno Mantovanni conta que a experiência foi disruptiva. “Tive uma mudança de pensamento e comportamento ao perceber como posso empreender e tomar consciência de atitudes que vão ter impacto na minha vida. O curso é muito prático e a cada dia já saia aplicando e reproduzindo.”
Mônica Schlögel, orientadora artística, diz que foi excepcional participar. “Deveria ter feito muito antes e vou indicar para muitas pessoas. É muito bom para a vida. Foi tirar uma venda dos olhos. Adorei.”
“Tive a oportunidade de participar do Empretec por meio da indicação de um grupo de empreendedorismo que faço parte. Foi um divisor de águas para mim, um aprendizado que levarei para a vida, como empresa e pessoa”, conta a artesã Genilda Albuquerque.
Gilberto Marques, artista visual, investiu esse ano em relacionamentos e treinamentos, na Fundação Cultural e com o Sebrae. “Aceitei o desafio de estar aqui e hoje sou um empreteco. Foi uma experiência ímpar, porque não encontraria por preço nenhum em outro lugar. É uma oportunidade de adquirir uma carga de conhecimento e de relacionamentos, que geram uma experiência prática. Essa vivência vai me colocar num local diferenciado no mercado de economia criativa e como gestor da minha própria carreira como artista. E me prepara para cooperar como consultor com os meus colegas”, conclui.
Sobre o Empretec
O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, desenvolvido pela ONU, promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Durante seis dias (60 horas) e com uma metodologia vivencial e interativa, os participantes selecionados conhecem o seu perfil empreendedor, desenvolvem competências para a vida profissional e, consequentemente, aumentam as chances de sucesso em sua atuação na economia criativa.
Temas abordados
• Busca de oportunidade e iniciativa;
• Persistência;
• Correr riscos calculados;
• Exigência de qualidade e eficiência;
• Comprometimento;
• Busca de informações;
• Estabelecimento de metas;
• Planejamento e monitoramento sistemáticos;
• Persuasão e rede de contatos;
• Independência e autoconfiança.