ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP e Casa de Criadores formam 2ª turma da oficina Crie Moda Autoral “Trans-forma”

Ação é voltada para pessoas trans, travestis e não binárias; desfile marcou encerramento da capacitação
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Cinco dias intensos de aprendizado envolvendo corte, costura, modelagem e criação até a produção de um desfile de moda. Essa foi a programação da 2ª edição da oficina Crie Moda Autoral “Trans-forma” voltada para pessoas trans, travestis e não binárias, realizada nos dias 3, 4, 5, 9 e 10 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo. A iniciativa do Sebrae-SP e a Casa de Criadores é fruto da parceria do Crie Moda Autoral, com o apoio da Santista e Singer. A turma contou com a participação de 30 pessoas.

2ª edição da oficina Crie Moda Autoral “Trans-forma” foi realizada em dezembro, no Centro Cultural

A capacitação apresentou noções básicas do ofício da moda para a inicialização de negócios na área, utilizando o reaproveitamento de materiais como pilar central. O ponto alto foi o desfile com as criações que marcou o encerramento do curso nesta quarta-feira, dia 10.

:: Confira as fotos do desfile ::

O Diretor-Superintendente o Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou o trabalho em parceria com a Casa de Criadores e a realização da segunda edição da oficina. “Esse não é só um evento de criação, é um evento que envolve artes visuais, instalações, toda uma agenda para mostrar a complexidade e a oportunidade de transformar cultura e arte em negócio e manifesto”, afirmou.

André Hidalgo, diretor artístico da Casa de Criadores, reforçou a importância da ação. “As pessoas saem da oficina de fato transformadas. Realizamos um desfile de formatura onde os alunos apresentam o resultado de todo um trabalho e aprendem que, a partir desse conhecimento, podem gerar renda”, ressaltou.

Aprendizados
A consultora do Sebrae-SP e gestora do projeto, Izabela Bérgamo, acompanhou a oficina e destacou a evolução dos participantes. “A Oficina Crie Moda Autoral Trans-forma tem um olhar atencioso e especial para pessoas trans, travesti e não binárias, mostrando a moda autoral como uma oportunidade não só de manifestação artística e cultural, mas como uma fonte de renda”, reforçou.

Vicente Maria abriu o Brechó Transverso este ano, em Guarulhos, e ficou sabendo do curso por uma amiga, da época do teatro. “É uma experiencia muito enriquecedora. Eu era da área de figurino do teatro, muito no improviso e não entendia isso como fazer moda. Na oficina, os professores ensinaram a mudar essa ideia e como o conceito de moda é muito mais amplo do que só um acabamento bonito”, afirmou. “O desfile é o primeiro passo. Vou continuar para muito mais”, completou.

“Faço apresentações artísticas e agarrei essa oportunidade. Usei uma máquina pela primeira vez, consegui me dedicar e me desenvolver. O desfile é uma realização. Acompanhamos tudo como é produzido até chegar a um grande espetáculo. É uma história que vai ficar para sempre na minha vida”, relatou Kelly dos Santos, uma das participantes do curso.

Anatan Gonzaga do Carmo tem formação em moda, com especialização em design de produto têxtil para arquitetura e interiores, e tem o Fauno Ateliê. Sua linha de pesquisa atual é voltada para corpos divergentes, principalmente pessoas trans e suas particularidades. “Foi uma ótima oportunidade e tivemos uma troca legal de conhecimento entre os alunos. Conseguimos concretizar os looks e formar blocos. O desfile terá coerência e uma história para contar”, destacou.

:: Confira as fotos da oficina ::

Capacitação
Durante a oficina, os temas abordados foram: Transmutação Têxtil com Vicente Perrota, Design de Moda com Dayony Moura, Têxtil-Moda-Vestuário com Jorge Feitosa, além de Cartografia Afetiva e os Objetos Vestíveis com Alê dos Anjos.

Sobre o Crie Moda Autoral
O Crie Moda Autoral é um eixo do Crie Sebrae, o Polo Sebrae em Economia Criativa, projeto liderado pelo Sebrae-SP, com âmbito nacional, que tem como objetivo promover a criatividade como eixo de desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O objetivo do Crie Moda Autoral é levar ações de sensibilização, capacitação, conexão com mercado e networking, a fim de apoiar as pessoas criativas de moda a explorarem todas as suas potencialidades, gerando inclusão produtiva, criação de novos negócios e crescimento para marcas estruturadas.

No site, é possível acompanhar a agenda de ações e acessar e-books sobre: Como criar uma marca autoral do zero; Construa sua identidade, teça a sua história; Planejamento de coleção de moda autoral; Técnicas de Upcycling; Como a representatividade das culturas e raízes podem ser desenvolvidas na moda autoral; e Modelos de negócios para moda autoral: como monetizar sua criação.

  • Casa de Criadores
  • Crie Moda Autoral
  • Crie Moda Autoral Trans-Forma
  • sebrae-sp