
Sebrae-SP e Apex-Brasil realizaram, no dia 13 de novembro, a primeira reunião do conselho consultivo do PEIEX Núcleo Campinas, que abrange os escritórios regionais do Sebrae-SP em Campinas, Jundiaí e Piracicaba. O encontro teve como objetivo prestar contas do andamento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) nos 57 municípios atendidos pelas três regiões.
A reunião apresentou o programa às instituições membros do conselho e discutiu como cada uma pode contribuir para o fortalecimento das empresas participantes, pois o conselho é consultivo. Estiveram presentes representantes de prefeituras, secretarias municipais, associações comerciais, despachantes aduaneiros, Aeroporto Internacional de Viracopos, instituições de ensino como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), entre outros.
O PEIEX oferece orientações técnicas especializadas para que micro e pequenas empresas se preparem para exportar, com foco em diagnóstico, planejamento, adequação de produtos e análise de mercados internacionais. Durante o encontro, Sebrae-SP, a Faculdade Sebrae e Apex-Brasil discutiram o programa com suas etapas de qualificação e as oportunidades identificadas em cada cidade presente para levar o programa de exportação para as empresas que realmente precisam.
Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas, destaca que o encontro reforça a importância de apoiar os empreendedores que buscam novos mercados. “A parceria entre Sebrae-SP, Faculdade Sebrae, Apex-Brasil e instituições regionais quer ampliar as possibilidades de exportação para que as empresas cresçam, movimentem a economia local, gerem emprego e renda e posicionem nossa região no mercado externo.”

Ele acrescenta que momentos como esse são decisivos para orientar os próximos passos. “Pudemos iniciar o alinhamento de estratégias e definir ações concretas nas regiões que poderão ajudar as empresas que desejam iniciar ou ampliar suas atividades no mercado internacional.”
“O Programa PEIEX e a formação do Comitê Núcleo Campinas possibilitam a construção colaborativa de uma agenda estratégica para o desenvolvimento econômico das regiões e as melhores decisões sobre as cadeias produtivas e pequenos negócios que farão parte do acompanhamento pelo programa”, comenta o gerente regional do Sebrae-SP em Jundiaí, Fabio de Paula.
Para o gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba, Fabio Gerlach, a reunião mostra uma articulação entre entidades em três regiões muito prósperas. “Esse encontro mostra que estamos unidos para abrir as portas do mercado internacional para os empreendedores. Nossa região possui setores com vocação e potencial exportador, e o objetivo é garantir que cada empresa tenha o suporte necessário para concretizar isso.”
“O PEIEX é o programa de qualificação para exportação da ApexBrasil e está sendo executado em parceria com a Faculdade Sebrae e o SEBRAE SP para atender todo o Estado de São Paulo entre 2025 e 2027. O objetivo é qualificar 2.425 empresas nesse período preparando as empresas para iniciarem a trilha de comércio exterior de forma segura e planejada. O programa busca ajudar no desenvolvimento da região, mostrando que a exportação é acessível para micro e pequenas empresas e que existe uma rede de apoio quando o empresário busca explorar novos mercados. É papel da ApexBrasil disseminar a cultura exportadora para as empresas brasileiras e essa parceria com o SEBRAE SP e a Faculdade Sebrae vai facilitar e aumentar o alcance deste programa. Estamos orgulhosos dessa parceria e muito satisfeitos com os resultados alcançados nos seis primeiros meses de execução do programa na região de Campinas”, finaliza Luiz Rocha, especialista de Competitividade da ApexBrasil.
Os escritórios regionais de Campinas, Jundiaí e Piracicaba atuam em 57 municípios do Estado e têm ampliado os esforços para apoiar negócios interessados em competitividade internacional. Já o PEIEX integra o conjunto de programas da Apex-Brasil voltados à inserção de empresas brasileiras no comércio exterior.
A Faculdade Sebrae é uma instituição de ensino superior do Sebrae-SP especializada em formar profissionais voltados para o empreendedorismo, gestão e inovação. Ela oferece graduação, pós-graduação e cursos livres com foco totalmente aplicado à realidade dos pequenos negócios, combinando teoria e prática desde o primeiro semestre.
