O Sebrae-SP segue neste mês de novembro, em homenagem a Mulher Empreendedora, a colher relatos e a contar história daquelas que estão à frente dos negócios. Na continuidade desta série, destaca-se a história de Natália De Haro que cresceu entre conversas de balcão e os bastidores da Associação Comercial de Votuporanga (ACV), onde o pai, sempre envolvido na defesa do comércio local, assumia o microfone e conduzia os debates com a energia que os frequentadores bem lembram.
Os eventos, as noites nas campanhas e as histórias de lojistas formaram as memórias que a levariam de volta, anos mais tarde, ao cenário familiar. Natália De Haro nasceu em Votuporanga, filha de Vera Lúcia e de Sebastião De Haro, fundador de uma das lojas mais antigas da cidade.
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas, Natália partiu para São Paulo com planos de construir sua própria trajetória. Ingressou nas grandes agências, como a W/Brasil e a Publicis, e ali permaneceu por 13 anos. Era a concretização de um sonho, o ponto alto para quem cresceu com uma curiosidade sobre o poder das marcas e das mensagens que constroem. Mas a vida tinha uma curva inesperada, o chamado de Votuporanga – e da loja De Haro, a empresa familiar fundada há 75 anos – era persistente.
“Assumir os negócios da família trouxe um significado que vai além da carreira. É um legado, e esse peso é ao mesmo tempo imenso e precioso”, diz Natália. Hoje, Natália não apenas comanda a loja que seu pai construiu, mas carrega o título de primeira mulher a presidir a ACV em 77 anos de história da entidade. A liderança é um reflexo do próprio tempo de dedicação que ela, quase sem perceber, destinou à associação nos últimos cinco anos.
“Foi algo natural, que aconteceu como parte desse processo de estar de volta, de se reconectar com a comunidade. Esse último mês tem sido um período de reconhecimento e de apoio. Mulheres vieram me parabenizar e oferecer ajuda de uma maneira que nunca havia vivenciado antes. Há um brilho no olhar de cada uma delas, e essa conexão me toca de verdade”, completou a presidente.
Natália olha para esse desafio com planos de aumentar a participação das empresárias na entidade e estreitar os laços entre elas. Durante o Mês da Mulher Empreendedora, em que sua história foi contada pelo Sebrae-SP, ela aproveita o momento para chamar outras mulheres a integrarem as atividades da ACV.
“O setor comercial aqui é composto em sua maioria por mulheres, e é importante que elas vejam a ACV como uma casa. Quero que sintam que têm voz, que podem participar e fazer parte de algo maior”, explica.
Natália espera que sua contribuição marque uma nova fase para a ACV e para as mulheres no comércio de Votuporanga, deixando sua própria marca no longo caminho que começou com Sebastião. “Estou onde meu pai me inspirou a estar. E espero fazer jus a tudo o que ele construiu”, finalizou.
Programação para mulheres no Sebrae-SP
O Sebrae-SP tem uma programação especial para celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro. Ao longo de todo o mês, mulheres que já tem um negócio ou desejam iniciar um empreendimento contam com uma série de capacitações online realizadas pelo programa Sebrae Delas para fomentar o empreendedorismo feminino.
Entre os dias 5 e 14 de novembro, sempre às 20h, serão tratados temas como autoestima e liderança, confiança em si, além de questões mais técnicas como planejamento financeiro. Já no dia 26 de novembro, durante todo o dia, as empreendedoras podem participar da rodada de negócios online. É uma oportunidade de encontrar clientes e parcerias de trabalho dentro do próprio grupo.
As inscrições podem ser feitas pelo link . As aulas serão transmitidas pelo YouTube para as inscritas e ocorrem às terças e quintas-feiras.
-