ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP debate inovação e apresenta programas para startups em evento realizado em São José dos Campos

Startup Day reúne o ecossistema de inovação em uma programação com palestrantes que são referência no setor
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

No sábado (22), o Sebrae-SP reuniu, no UpLab Senai São José dos Campos, que fica no PIT (Parque de Inovação Tecnológica), especialistas e pessoas interessadas no mercado para debater o avanço do setor de tecnologia e para apresentar programas de incentivo e aceleração.

O Startup Day é um evento idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação que acontece, simultaneamente, em todo o Brasil. Ele reúne o ecossistema de inovação em uma programação com palestrantes que são referência para falar sobre empreendedorismo e inovação. A programação aconteceu simultaneamente em 65 cidades do estado de São Paulo.

A consultora de negócio do Sebrae-SP, Janice Junqueira abre o evento com agradecimento aos parceiros SENAI UpLab, PIT, Nexus e HITT Taubaté e reforça a importância de encontros como o Startup Day e dos programas que acolhem e dão suporte às startups, com foco na transformação dos negócios. “Muitos dos nossos programas e eventos estão com inscrições abertas, com excelente oportunidade para o desenvolvimento de todos que atuam com tecnologia e inovação. São portas que se abrem para iniciar ou acelerar um negócio”, afirma.

Na palestra “Os 3 diferenciais da startup com IA”, Filipe Santos, professor MBA de IA, destacou o impacto da ferramenta. “A inteligência artificial tem sido uma das maiores transformações na era da internet, que alavanca o surgimento de novas startups. Para acompanhar todas as possibilidades que ela oferece, a atualização é muito importante. É preciso estudar as melhores maneiras de utilizar a IA nas nossas áreas e profissões. Hoje, a tecnologia pode estar nas mãos de pessoas não tecnológicas”, comenta.

Durante o painel “Startup de impacto”, o mentor de startups Bruno Marinho conversou com o consultor de inovação Filipe Santos, o advogado e especialista em LGPD Matheus Henrique e o CEO da Zappts, Rafael Tiba. Eles abordaram desde a regularização da startup até questões relacionadas à gestão do negócio. “Regulação e letramento são desafios para a governança, alinhados com os sistemas de leis”, afirma Rafael Tiba.

Bárbara Rocha, coordenadora do Empreend’Elas do PIT, conduziu o painel “Mulheres na Tecnologia”, com a participação de Débora Alves, CEO do grupo Pliix; Natália D´Ávila, CEO e fundadora da MA.IA Solutions e Gabriella Faria, CEO da Self Intelligence for Life. A conversa foi pautada pelos principais desafios enfrentados por mulheres para ganhar a mentalidade empreendedora na área de inovação e tecnologia e como trazer soluções para o mercado e se posicionar com autoridade. “Na minha jornada recebi o primeiro sim do PIT. A partir daí, começaram a vir os outros, mas não foi fácil, passamos por muitos desafios, mas insistimos em fazer dar certo”, conta Natália.

Os temas “Como vender para o Governo” e “GOV Tech” também foram apresentados no evento, com a participação de Elisabeth Alcântara, consultora de negócios e inovação pela Terra Alcântara; Ana Abreu, coordenadora do APL TIC Vale do PIT e Jefferson Rodrigo da Silva, head de inovação e novos negócios da Erione. “É importante saber como funciona o setor público com o objetivo de levar aos governos a tecnologia de ponta”, comenta Silva.

Programas Sebrae for Startups 

Sebrae Startups congrega todos os programas de atendimento a startups do Sebrae em todo o Brasil e conta com os seguintes programas:

Spark: para alunos de graduação que desejam tirar a ideia do papel e aprender o processo de desenvolvimento de uma startup na prática. Um programa de ideação que traz uma visão transformadora para os participantes, ampliando suas perspectivas acadêmicas. O principal intuito é demonstrar para o aluno o processo de desenvolvimento de uma startup, seja digital ou científica, e conectá-lo com o mercado.

Start Digital: um programa de pré-aceleração, indicado para startups digitais que querem validar seus MVPs, estruturarem seus modelos de negócios e se prepararem para as primeiras vendas. As startups participam de um processo de seleção, as quais serão separadas em grupos conforme o nível de maturidade das suas soluções.

Speed: o programa de aceleração do Sebrae for Startups para refinar a estratégia do negócio e escalar a máquina de vendas. O foco aqui é solidificar a estratégia de negócio, o produto, vendas, escala, ter acesso a mercados e recursos financeiros para colocar as startups em evidência. Um programa de aceleração robusto que oferta uma série de recursos e um plano de ação acurado para quem precisa expandir seu negócio de maneira saudável, ágil e estruturada.

Ginga: um hub de soluções para empresas lideradas por pessoas negras (pretas e pardas) em ciência e tecnologia. O objetivo é apoiar o fortalecimento e desenvolvimento desse perfil de empresa e pessoa empreendedora das mais diferentes formas em todos os seus estágios de maturidade.

Para saber mais sobre os programas do Sebrae-SP para startups, acesse: https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/

  • sebrae-sp
  • StartupDay