ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP cria grupo de trabalho para fomentar comércio exterior em Americana e região

Iniciativa tem parceria com diversas entidades e primeiro encontro foi nesta terça (3)
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP, em parceria com entidades de Americana e região, criou um grupo de trabalho para fomentar a cultura do comércio exterior na cidade. A primeira reunião do grupo foi na última terça-feira (3), e reuniu representantes de entidades e da Prefeitura de Americana para debater estratégias e ações a serem realizadas ao longo do ano.

Além do Sebrae-SP, o evento contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, representantes da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), do Senai Americana, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Americana, Senai e Ciesp Santa Bárbara d’Oeste, Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região (Sinditec) e Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa (Acino).

Cada instituição e entidade apresentou as ações que já são realizadas para impulsionar a exportação e o que pode ser feito a partir do grupo de trabalho. O intuito é estruturar um cronograma estratégico de ações e eventos para capacitar e prestar apoio a micro, pequenas e médias empresas que desejam exportar seus produtos.

“Americana já possui diversas iniciativas voltadas para o assunto, a cidade tem um potencial exportador muito bom. Então, nosso intuito com o grupo de trabalho é fortalecer as iniciativas já existentes e ampliar, para que os empreendedores tenham todo o suporte técnico necessário para ultrapassar as barreiras burocráticas e conseguirem de fato fazer negócios no exterior”, explica Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP.

As entidades apresentaram as ações já realizadas no município. O Ciesp, por exemplo, mostrou que já apoia os empreendedores por meio da emissão do certificado de origem, um documento necessário para exportação para países que possuem acordos comerciais com o Brasil, além da declaração de livre e venda, também obrigatório para alguns segmentos. A entidade também falou sobre o painel de defesa comercial, uma ferramenta que ajuda no monitoramento de dados; e explicou que realiza missões internacionais para fomentar o tema.

Ana Cavadas, coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior da ACIA, destaca que a iniciativa vem aproximando empresários das oportunidades do mercado internacional. “Há mais de dois anos desenvolvemos ações voltadas à internacionalização das empresas da região, com palestras, encontros empresariais e articulações institucionais. Para 2026, já estruturamos um cronograma com workshops, palestras e grupos de debate que buscam fortalecer a cultura exportadora e ampliar a presença das empresas locais no mercado internacional.”

O encontro desta terça abordou, também, o PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, realizado pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e, no estado de São Paulo, executado pelo Sebrae-SP, por meio da Faculdade Sebrae. Ele é focado em pequenos negócios que desejam exportar seus produtos. Empresas de qualquer cidade podem se inscrever gratuitamente para participar.

O PEIEX oferece atendimento técnico especializado; diagnóstico de prontidão para a exportação; capacitações específicas relacionadas ao comércio exterior; e recomendações técnicas e gerenciais. O programa tem duração de 24 meses ao todo, e cada empresa recebe um acompanhamento por três a quatro meses.

Próximos passos

Em continuidade ao grupo de trabalho, o Ciesp Americana, em parceria com o Sebrae-SP, realiza um encontro no próximo dia 26 de março, em que vão ser debatidas oportunidades de exportação para microempresas. O encontro terá palestras de Talles Guedes, Relações Internacionais do Ciesp, e Olavo Furtado, do PEIEX. Serão abordadas oportunidades, programas de qualificação e caminhos práticos para preparar a empresa para o mercado internacional.

Para Silvia Boaventura, gerente regional do Ciesp Americana, a iniciativa de unir as entidades e instituições para debater o assunto é muito positiva. “É fundamental que as pequenas e médias indústrias entendam como funciona a exportação, e isso vem ao encontro dos objetivos do PEIEX, que vai dar assistência para que elas saibam como exportar. E, principalmente, vai desmistificar a ideia de exportação, visto que muitas indústrias não exportam porque acreditam não serem capazes. Formar um grupo de trabalho com todas as entidades é sensacional. Se conseguirmos essa sinergia para poder focar e trazer o resultado para as indústrias, a gente atinge nosso objetivo”, afirma.

SERVIÇO

Exportação para Microempresas: novas oportunidades para o seu negócio!

Data: 26/03, das 9h às 12h

Local: Ciesp Americana – Rua do Marceneiro, 134 – Jardim Werner Plaas

Inscrições: https://eventos.ciesp.com.br/#/event/726aa3f2-a203-497f-8b05-f0df98f6f48c/register

-

  • exportação
  • sebrae-sp