ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP, Clariant e Prefeitura de Suzano lançam programa de capacitação para empoderamento feminino

Iniciativa visa promover autonomia financeira e acesso a mercado para mulheres de Suzano
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP no Alto Tietê firmou parceria com a Clariant para a realização do “Programa de Empoderamento Feminino – Desenvolve Mulheres”, com o apoio da Prefeitura de Suzano. O objetivo da iniciativa é capacitar mulheres do município, atendidas por associações integrantes do Conselho Comunitário da Clariant, a promoverem sua autonomia financeira e a ampliarem o acesso ao mercado.

Durante o lançamento do programa, realizado nesta sexta-feira (10/10), o Sebrae-SP apresentou os conteúdos e a metodologia que serão trabalhados ao longo dos encontros. A parceria com a Clariant é parte do trabalho do Sebrae-SP com grandes empresas, visando a contratação de soluções que atendam a diversas
necessidades, incluindo aquelas relacionadas ao ESG (Ambiental, Social e Governança).

A gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, destacou que o programa tem como foco o fortalecimento do empreendedorismo feminino. “O impacto não se limita apenas aos negócios, mas alcança a vida das pessoas. Esse é o propósito do Sebrae-SP: garantir a sustentabilidade dos empreendimentos. Quando falamos de ações sociais e programas de geração de renda, sabemos que eles nunca acontecem isoladamente. Iniciativas como a da Clariant, que criou um Conselho Consultivo para envolver a sociedade na discussão, resultam em atendimentos mais eficazes”, afirmou.

O programa Desenvolve Mulheres nasceu a partir de recursos da Fundação Clariant, que celebra três décadas da indústria com 30 iniciativas de impacto social globalmente. “Foi aberta a oportunidade de inscrever projetos de todo mundo. O Sebrae-SP foi uma das instituições contempladas para receber verba para fazer o programa em Suzano. Na Clariant temos um trabalho de diversidade e inclusão que buscar promover o empoderamento feminino e entendemos que o programa fazia sentido para o que estamos desenvolvendo”, explicou Samira Rosa, a analista de responsabilidade social da Clariant, ao lado do diretor de fábrica da Clariant, José Luís Arranz.

De acordo com a gestora regional de Conexões Corporativas do Sebrae-SP no Alto Tietê, Daniella Lira, o programa abrirá novas oportunidades de mercado. “A parceria entre o Sebrae-SP e a Clariant em Suzano é um exemplo concreto de como o ESG pode transformar realidades. Com foco na igualdade de gênero, este projeto representa um passo importante para promover o empreendedorismo feminino e fortalecer a geração de renda de mulheres que fazem a diferença em suas comunidades”, ressaltou junto com a gestora regional de Empreendedorismo Feminino e Geração de Renda do Sebrae-SP no Alto Tietê, Roseli Lima.

Entre as entidades beneficiadas pelo programa está o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (INDES), o Instituto Olhar do Futuro e a Associação Abusmelar. O conteúdo do programa será voltado ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras e à liderança feminina, por meio de atividades práticas, como elaboração de planos de negócio, acesso ao mercado e crédito.

A presidente do Fundo Social de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, compartilhou com as participantes sua trajetória no empreendedorismo e falou sobre a importância da parceria com o Sebrae-SP. “Eu mesma evoluí de microempresa para empresa de pequeno porte graças à capacitação oferecida pelo Sebrae-SP. Vocês vão seguir a carreira, criar independência financeira, o que vai muito com o que buscamos fortalecer por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (SASPE) da Prefeitura”, concluiu.

Para a presidente do Instituto Olhar do Futuro, Eli de Oliveira, o programa terá um papel essencial para o desenvolvimento das mulheres atendidas. “Com o curso espero que possamos montar a cooperativa de croché, que é o nosso sonho. Já temos muitos produtos, mas precisamos de uma direção, com conhecimento poderemos crescer junto com a comunidade”, analisou.

  • Desenvolve Mulheres
  • empreendedorismo feminino