ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP celebra cinco anos da Faculdade Sebrae com foco na cultura empreendedora

Além do aniversário da instituição, foram comemorados dez anos do Programa de Educação Empreendedora, de nível nacional
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A cultura empreendedora como a grande norteadora das ações do Sebrae-SP. Essa foi a tônica da celebração dos cinco anos da Faculdade Sebrae e dos dez anos Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, em evento realizado ontem, dia 9, no campus da instituição de ensino, em São Paulo. E o momento não poderia ser mais oportuno: o curso de graduação em administração presencial da Faculdade Sebrae acaba de receber o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, superando cursos de instituições tradicionais da Capital.

Prédio que abriga a Faculdade Sebrae, a Etec e a Fatec Sebrae, no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo

“Desde o início a Faculdade Sebrae abraçou uma visão ousada, proporcionando aos aspirantes a empreendedores ferramentas, conhecimentos e habilidades necessárias para prosperarem em um mundo em constante mudança”, disse o presidente do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos, em mensagem enviada para o evento. Segundo ele, durante a última década, a educação empreendedora tem sido a espinha dorsal do Sebrae-SP.

Para o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, a cultura empreendedora é uma ação que pode, de fato, mudar a estrutura da sociedade brasileira – e isso envolve desde o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que já atendeu a mais de 2 milhões de alunos do ensino fundamental do Estado de São Paulo, até os cursos de MBA da Faculdade Sebrae. “Essa nossa cultura empreendedora não é puramente de mercado, mas sim uma cultura que vai fazer o jovem aprender a superar os desafios de uma sociedade competitiva, global e inovadora”, afirmou.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou que, embora esteja completando cinco anos, a Faculdade Sebrae é fruto de um trabalho que veio de gestões anteriores. Ele também falou sobre como a formação de crianças e jovens ganha quando o empreendedorismo passa a fazer parte dos currículos. “Precisamos romper na sociedade a cultura de que todo mundo deve se formar para ser empregado. As pessoas precisam saber que empreender também é um caminho, e isso devemos fazer com parcerias, com secretarias de ensino, governos, e capacitando professores para levar metodologia adequada para cada faixa etária”, disse.

Trajetória

Ao longo dos cinco anos de existência, mais de 3,4 mil alunos passaram pelos cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres da Faculdade Sebrae. Na época do credenciamento como IES (Instituição Ensino Superior) pelo Ministério da Educação em 2018, a instituição era chamada Escola Superior de Empreendedorismo (ESE), mas mudou o posicionamento em 2021, passando a se chamar Faculdade Sebrae.

O prédio da Faculdade, no bairro de Campos Elíseos, abriga também a Etec Sebrae, com cursos técnicos e de ensino médio, e a Fatec Sebrae, que oferece o curso superior de tecnologia em gestão de negócios e inovação e o curso superior de tecnologia em marketing, todos em parceria com o Centro Paula Souza.

O dirigente institucional da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro

Atualmente, a Faculdade Sebrae oferece graduação presencial em administração e graduações na modalidade EAD em administração, em gestão comercial e em processos gerenciais. O Gerente da Unidade Cultura Empreendedora (UCE) do Sebrae-SP e Dirigente Institucional da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, ressaltou o papel da instituição na estratégia de ações do Sebrae-SP. “Nossa missão é promover métodos, soluções, produtos para disseminar o comportamento empreendedor. Como a gente traz para a prática dia a dia os comportamentos empreendedores”, afirmou.

Além disso, o dirigente também destacou as parcerias que estão levando os cursos da Faculdade Sebrae para outras regiões do País – como os acordos recentes para levar polos a Sergipe e Rondônia –, assim como a importância dos 33 Escritórios Regionais do Sebrae-SP como polos de educação a distância. Tudo isso como foco na aplicação prática dos conhecimentos. “Temos o diferencial de querer ensinar empreendedorismo em administração, mas fazer isso de maneira prática, trazendo casos da vida real para ensinar ao aluno o dia a dia, como é gerenciar um negócio, como é estar à frente daquela atividade”, disse Ribeiro.

Vestibular

Para o ano que vem, o vestibular 2024.1 da Faculdade Sebrae já está com inscrições abertas. São 425 vagas disponíveis, sendo 175 para os cursos de administração (presencial e a distância), 125 para o curso superior de tecnologia em gestão comercial (a distância) e 125 em processos gerenciais (a distância). As aulas começam em 19 de fevereiro tanto presencialmente como online.

Para ingressar é necessário escolher uma das seguintes opções: nota do Enem de 2018 a 2022 com pontuação igual ou superior a 450; realizar prova online de redação ou realizar transferência de outras instituições de ensino superior. Para o caso do uso da nota do Enem, também é necessário não zerar a pontuação da redação.

As inscrições podem ser realizadas até 7 de março de 2024 por meio de formulário no site da Faculdade Sebrae no link.

  • educação empreendedora
  • Faculdade Sebrae
  • Jepp
  • sebrae-sp