ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP, Caritas e ONU capacitam refugiados afegãos em São Paulo

Ação visa desenvolver competências em gestão empresarial e empreendedorismo; aulas começam nesta segunda (10)
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe
Escritório do Sebrae-SP na zona norte de SP recebe refugiados afegãos em capacitação empreendedora (Foto: Sebrae-SP)

O Escritório Regional do Sebrae-SP na zona norte de São Paulo promove, a partir desta segunda-feira (10), capacitações empreendedoras para um grupo de 25 refugiados afegãos, que vão desenvolver habilidades de gestão empresarial como planejamento e finanças. A ação faz parte de uma parceria entre Sebrae-SP, Caritas Arquidiocesana de São Paulo e Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Ao todo serão dois cursos: “Alcance o melhor do planejamento estratégico”, nos dias 10, 12, 14 e 17 de novembro; e “Faça a gestão financeira do seu pequeno negócio”, com aulas nos dias 26 e 28 de novembro, além de 1, 3 e 5 de dezembro. Ambas as capacitações no período da tarde, das 14h às 18h. Os encontros serão realizados no Sebrae-SP na zona norte da capital, localizado na Rua Dr. Zuquim, 638, em Santana.

Para o gerente regional do Sebrae-SP, Alessandro Leite de Lima, o projeto contribui para a inclusão produtiva, o fortalecimento da autonomia econômica e a integração socioeconômica dessa população no Brasil, tendo o empreendedorismo como ferramenta de integração e geração de renda.

“Essas pessoas chegam ao Brasil trazendo histórias de superação e um forte desejo de recomeçar. Ao oferecermos essas capacitações, damos a elas ferramentas concretas para transformar suas habilidades, experiências e culturas em oportunidades de negócio”, comenta Alessandro. “Além disso, essa integração fortalece o ecossistema de empreendedorismo aqui na zona norte de São Paulo, pois muitos refugiados trazem perspectivas e conhecimentos diferentes, que podem gerar inovação, diversidade e novos modelos de negócios para a região”, completa o gerente.

“A Caritas Arquidiocesana de São Paulo – CASP manifesta a alegria em poder estar recebendo como parceiro uma das instituições mais importantes e respeitadas do Brasil. No oferecimento de formação no empreendedorismo para os nossos irmãos refugiados, como é a população afegã, permitirá dar condições de integração, autonomia econômica e capacidade para a reconstrução de suas vidas. Sozinhos pouco podemos fazer, mas juntos e contando com a qualidade dos cursos do Sebrae-SP, este objetivo fica possível. Espero contar com o Sebrae-SP para muitos outros projetos“, diz o Diácono Marcio José Ribeiro, diretor da CASP.

“Com o aumento dos conflitos no Afeganistão nos últimos anos, muitas pessoas afegãs têm solicitado asilo ao Governo Brasileiro, que, desde 2025, as recebe por meio do Programa Brasileiro de Patrocínio Comunitário, liderado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do ACNUR. São pessoas que chegam solicitando asilo ao Brasil, fugindo de perseguições e conflitos, e que buscam recomeçar suas vidas com dignidade. Muitas possuíam empreendimentos no Afeganistão, outras vêem essa oportunidade como uma forma de compartilhar sua cultura com a comunidade brasileira. Saber mais sobre como formalizar um pequeno negócio, sobre as leis e as oportunidades no Brasil é essencial para esse recomeço”, afirma a chefe do escritório do ACNUR em São Paulo, Maria Beatriz Nogueira.

  • refugiados afegãos empreendedores
  • Sebrae-SP refugiados
  • Sebrae-SP zona norte