O Sebrae-SP realizou na última semana palestras na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT) e Faculdade Anhanguera, para apresentar o programa Spark, iniciativa voltada a universitários interessados em transformar ideias inovadoras em startups de sucesso. O evento reuniu alunos dos cursos superiores de Administração, com insights sobre empreendedorismo e inovação dentro do ambiente acadêmico.
A palestra foi conduzida pelo analista de negócios do Sebrae-SP Fernando Morais, que abordou temas como o perfil empreendedor, as oportunidades do mercado de tecnologia e os primeiros passos para estruturar uma startup ainda na universidade.
“É muito gratificante poder compartilhar informações sobre empreendedorismo e inovação com estudantes de ensino superior, uma geração que está sedenta por novos conhecimentos. E melhor ainda quando associamos o conteúdo a uma jornada inspiradora como o programa Spark, que é uma grande oportunidade para eles se desafiarem”, destacou Fernando.
-
Para o coordenador do curso de Administração da FAIT, Ricardo Ferraz, a palestra foi extremamente inspiradora e relevante para os alunos do curso. “A palestra do Fernando teve uma ótima percepção dos alunos. Vimos a empolgação e a curiosidade em poder participar do projeto Spark. Ela foi conduzida de maneira objetiva e de forma clara. Agradecemos a parceria do Sebrae. Eventos como esse são fundamentais para despertar o espírito empreendedor e ampliar as perspectivas de carreira dos futuros profissionais da área”.
Programa Spark
Voltado a universitários e acadêmicos, o Spark tem como objetivo capacitar jovens para transformar projetos e ideias em startups escaláveis. O programa, promovido pelo Sebrae for Startups — braço do Sebrae-SP dedicado ao ecossistema de inovação —, oferece capacitações, eventos imersivos e experiências inspiradoras para estimular o empreendedorismo no meio acadêmico.
Atualmente, há 10 mil vagas abertas em todo o Estado de São Paulo, incluindo para estudantes do Sudoeste Paulista. Além de fornecer suporte e capacitação, o programa busca aproximar o ambiente universitário do mercado, incentivando a criação de soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis.
O Spark é dividido em fases e começa com 10 mil vagas abertas. Na primeira parte, serão realizados workshops on-line para auxiliar o participante quanto a comportamentos empreendedores necessários, além do desenvolvimento do projeto, com assuntos como validação de negócio, cliente ideal, MVP (do inglês Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável), construção desse MVP, marketing, ecossistema e fomento e pitch (apresentação rápida e objetiva).
A segunda parte contempla uma série de atendimentos com especialistas de mercado, após a realização de um diagnóstico com os projetos participantes. Todas as pessoas apresentam um pitch a uma banca avaliadora e os melhores serão selecionados para o Bootcamp, evento realizado em São Paulo para networking, mentoria e palestras.
Serão ao todo 60 projetos selecionados, sendo 30 da cidade de São Paulo e 30 projetos de cidades do interior paulista. O evento terá duração de três dias e as passagens e hospedagens para os participantes do interior são pagas pelo Sebrae-SP. Interessados podem obter mais informações e se inscrever no site do Sebrae for Startups, até o dia 31 de março, por meio do link https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/startups/spark.