O Sebrae-SP, em parceria com a Fecomércio e o Sincomércio, realizou o encerramento do programa Loja do Futuro, em Itapeva. O programa é inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF, de Nova York, e Euroshop, em Dusseldorf, na Alemanha. Além de palestras, contempla oficina sobre experiência do cliente, cuidados com o uso da inteligência artificial, diagnóstico de maturidade digital e outras soluções que podem ser personalizadas, como consultorias.
Durante quatro dias, 25 empreendedores obtiveram conhecimentos e grande aprendizado com o consultor de negócios do Sebrae-SP, Alisson Resende, que ministrou duas palestras, uma sobre vendas e outra sobre redes sociais; com o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, que explanou sobre inteligência artificial e com o consultor de negócios do Sebrae-SP, Adriano Souza, que ministrou sobre finanças. Agora os clientes estão na terceira etapa do programa, a qual trata-se da consultoria individual.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, o Loja do Futuro é um projeto que muda o status do empresário no mercado. “Além de oferecer uma palestra sobre inteligência artificial, algo que irá invariavelmente impactar o lojista, o Loja do Futuro apresenta soluções efetivas para gerar resultados, baseadas em quatro eixos: gestão, inovação, digitalização e mercado. Queremos que os empresários aproveitem essa oportunidade, se envolvam neste período de consultoria e tenham mudanças práticas e positivas em seus negócios”, destacou.
Para o presidente do Sincomércio de Itapeva, Roberto Carlos Soares, o programa foi bastante eficiente e atual, principalmente a contextualização sobre inteligência artificial. “Foi muito importante os empreendedores participarem do programa Loja do Futuro. Especialmente o tema ‘A inteligência artificial no varejo’, foi algo que impactou os empresários, pois trata-se de uma ferramenta de capacitação para melhorar os empreendimentos no comércio varejista de Itapeva e região”, pontuou.
Para Eliseu Fogaça, empreendedor no ramo de materiais de construção, a sua maior dificuldade é a questão do marketing da empresa. Desta forma, ele avalia o programa como essencial para alavancar as suas vendas e modernizar o seu negócio.
“Minha maior dificuldade é a questão do marketing da loja. Eu não tenho condições de fazê-lo e para tanto, estou contratando alguém com conhecimento. Porém, o Loja do Futuro me trouxe algumas perspectivas sobre como usar a inteligência artificial e as redes sociais para aumentar minhas vendas e proporcionar outros caminhos para o consumidor que não apenas no balcão. De maneira geral, o programa foi muito bom, como todos que o Sebrae nos disponibiliza. Tenho grandes expectativas para esta terceira etapa, com a consultoria individual”, comentou.