
Saber se a empresa está gerando lucro é fundamental para garantir a sustentabilidade e crescimento no mercado. O Sebrae-SP apresenta algumas orientações para empreendedores entenderem melhor a saúde financeira do seu negócio e a tomar decisões mais assertivas.
A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um instrumento fundamental para medir o lucro da empresa. Ela reúne informações detalhadas sobre a receita bruta, custo das mercadorias ou serviços, despesas operacionais e o lucro líquido. Se a empresa apresenta lucro líquido positivo na DRE, é um bom indicativo de que o negócio está gerando resultados financeiros satisfatórios.
Com esses dados, é possível calcular se o negócio está sendo lucrativo. O processo é simples:
1.Registra-se o total da receita (faturamento bruto);
2.Deduzem-se os custos da empresa, como produção, funcionamento, comércio, administração, funcionários e outros custos;
3.O resultado dessa operação é o lucro da empresa.
Se o resultado for positivo, é um bom sinal de que o negócio está indo bem. No entanto, se o saldo for negativo, é necessário revisar as estratégias. Um resultado negativo indica que a empresa não atingiu o ponto de equilíbrio, ou seja, não está gerando receita suficiente para cobrir suas despesas.
Em casos de resultados negativos, é importante avaliar se os custos fixos estão muito altos, rever a operação, ajustar os preços e considerar juros e encargos.
Entender se a empresa está lucrando não é uma tarefa de um único momento, mas de acompanhamento contínuo. Monitorar e analisar constantemente os negócios, investindo no aprendizado sobre gestão financeira e usando ferramentas adequadas, como a DRE, pode fazer toda a diferença para o sucesso do negócio.
O Sebrae-SP reforça o seu papel de auxiliar pequenos negócios por meio de cursos e consultorias de gestão financeira. Procure o escritório regional mais próximo ou as unidades do Sebrae Aqui.
Para mais informações sobre como calcular o lucro, acesse o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YDkLY2bN8eo.
