O Grande ABC recebeu, na terça-feira (27/01), a 35ª. visita dentro da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio do Sebrae-SP. O evento, realizado no Senai de São Caetano do Sul, integra um movimento nacional voltado à construção de soluções para o futuro da indústria brasileira.
Com foco na Transição Ecológica e Digital, a jornada promoveu debates estratégicos sobre sustentabilidade, transformação digital e novos modelos de negócio. Além de painéis e momentos de troca entre os participantes, a programação contou com workshops focados em gestão da inovação e acesso a recursos para projetos inovadores.
Por vídeo, o presidente do conselho do Sebrae-SP, Manuel Henrique Ramos, saudou os participantes e destacou que o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria se unem com o propósito de promover o diálogo sobre as principais tendências de mercado que impactam a cadeia produtiva. “Mas não podemos permitir que as novidades e as exigências do mundo atual gerem medo ou paralisia. Precisamos transformar desafios em oportunidades e o Sebrae está ao lado das empresas nessa jornada”, refletiu.
O gerente regional do Sebrae-SP no Grande ABC, Vinícius Agostinho da Nóbrega, ressaltou que o Grande ABC é reconhecido como o berço da indústria automotiva no Brasil. “A indústria segue sendo um dos grandes focos de atuação do Sebrae na região. Mas, ao lado disso, a inovação também ocupa papel central nas nossas estratégias. O gerente lembrou que a região conquistou o reconhecimento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento como um Arranjo Produtivo Local (APL) na área de Tecnologia da Informação. “Esse é um marco importante, pois reforça o potencial tecnológico do nosso território”.
Na abertura do evento, o diretor da escola SENAI Armando de Água Pereira de São Caetano, professor Bruno Araújo de Sousa, reforçou a forte identidade industrial da região do Grande ABC e registrou a importância de sediar a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. “Especialmente com a presença de startups e empreendedores que dão sentido ao evento”. Ele ressaltou também como é fundamental aproximar os jovens do setor industrial e provocar esse interesse desde a escola. O professor finalizou destacando que temas como descarbonização, transição ecológica e transformação digital são fundamentais para o futuro da indústria e já fazem parte da atuação do SENAI, em parceria com o Sebrae.
Transformar desafios em oportunidades
Na sua fala, o superintendente de inovação na Confederação Nacional das Indústrias, Carlos Bork, relatou que com a jornada, a CNI está ouvindo a indústria para transformar desafios em oportunidades nos temas de transição ecológica e transformação digital. “A proposta é usar tecnologia e inovação para enfrentar as mudanças climáticas, promover descarbonização e construir uma sustentabilidade equilibrada entre economia, social e meio ambiente. Para Bork, a indústria é vista como peça-chave para liderar essa transformação, mas ele alerta que é preciso entender quais são os desafios reais das empresas em cada região e quais oportunidades podem surgir. “Essa mobilização nacional está coletando a voz de empresários para levar propostas concretas aos próximos governantes. A mensagem central é que o Brasil já tem soluções e tecnologia, mas falta conexão, apoio às startups, cooperação local e uso das entidades de apoio à indústria”, destacou.
A programação reuniu líderes empresariais, executivos da indústria, empreendedores, startups e representantes de instituições públicas e privadas ligadas à inovação. Na programação da manhã, o painel moderado pela gestora da jornada nacional de inovação do Sebrae Nacional, Renata Candida, discutiu “Desafios e Oportunidades da Transformação Digital”. À tarde, em dois workshops, foram debatidos “Acesso ao Fomento à Inovação” e “Gestão da Inovação”.
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae-SP e percorre todos os estados brasileiros com o objetivo de valorizar iniciativas regionais e integrar o ecossistema de inovação ao cenário nacional.
Em São Caetano do Sul, o encontro contou com o apoio institucional do Senai-SP, Fiesp e Sebrae-SP.
