O Sebrae-SP no Alto Tietê apoiou o Curso de Reciclagem para Empreendedores de Rua 2026, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A capacitação, realizada nesta segunda-feira (6/10), reuniu cerca de 250 empreendedores que atuam em diversos segmentos de vendas no município. Durante o encontro, o Sebrae-SP anunciou uma nova capacitação gratuita voltada a esse público.
A qualificação é uma iniciativa permanente da Prefeitura, voltada à atualização de boas práticas e técnicas de vendas. Já o curso oferecido pelo Sebrae-SP será realizado em dois encontros, nos dias 21 e 23 de outubro, com foco em vendas no primeiro módulo e fidelização de clientes no segundo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

A gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, destacou a importância do trabalho conjunto com o poder público para impulsionar o empreendedorismo local. “O Sebrae-SP é parceiro da Prefeitura de Mogi das Cruzes no apoio aos empresários mogianos. Nós só brilhamos quando os empreendedores conquistam seu protagonismo. Estamos de portas abertas para atender todos os negócios, independentemente de estarem formalizados, embora reforcemos a importância da regularização para garantir os benefícios”, afirmou.
Durante o evento, o Sebrae-SP apresentou a palestra “Faça suas vendas decolarem”, que trouxe insights sobre identidade visual das barracas, organização dos espaços, atendimento ao cliente e estratégias de vendas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.
“Ouça seu cliente, essa é a melhor forma de entender suas necessidades e aumentar as vendas. Independentemente da área de atuação, a limpeza, a organização e a boa apresentação da banca são diferenciais importantes”, orientou o analista de negócios do Sebrae-SP, Kurth Tonn.
A programação também contou com a participação da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que apresentou a palestra “Boas práticas na manipulação de alimentos”, e do Sindicato do Comércio Varejista da Região do Alto Tietê (Sincomércio), que compartilhou informações sobre a formalização do Microempreendedor Individual (MEI). Estiveram presentes os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, e de Segurança, Gilberto Ito.
