O Sebrae-SP aplicou, entre os dias 6 e 8 de outubro, o curso de Gestão Colaborativa do Turismo na cidade de Caconde. A ação integrou o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, com o objetivo capacitar os participantes a compreenderem, analisarem e participarem ativamente do desenvolvimento e implementação de políticas públicas de turismo em nível local e regional.

A capacitação reuniu importantes representantes do setor turístico para aprender, compartilhar experiências e se conectar com quem busca transformar o turismo em uma ferramenta de desenvolvimento sustentável e colaborativo. Durante os três dias de atividades, foram discutidas estratégias para atuação conjunta e construção de uma visão integrada para o setor.
Participaram da iniciativa o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Prefeitura Municipal de Caconde, Sindicato Rural, Associação Comercial e Industrial de Caconde (Acic) e a Governança Turística, consolidando um ambiente de cooperação entre diferentes instâncias locais.
Como resultado, foi fortalecida a união entre os atores locais em torno de um planejamento conjunto para o turismo, visando fomentar a economia, incentivar o empreendedorismo em rede e gerar oportunidades de aumento de faturamento, renda e empregos para as empresas do setor.

A proposta do grupo foi estruturar um roteiro turístico local, integrando atrativos, empreendimentos e serviços com foco na qualidade da experiência, no respeito à cultura e à natureza, e na valorização das tradições da região.
“Nosso objetivo com o curso foi impulsionar a integração entre os diversos agentes do turismo local, estimulando uma atuação coordenada e estratégica. O turismo colaborativo é uma poderosa alavanca de desenvolvimento econômico e social quando há engajamento de todos os envolvidos”, destacou Michelle Sabino, gestora de território e de projetos do Sebrae-SP.
