ASN SP
Compartilhe

Sebrae Delas – Elas Realizam: a força das mulheres a frente dos negócios

Evento online discutiu a importância das empreendedoras na economia
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O impacto social das mulheres que estão a frente de negócios no Brasil foi o tema inicial da live Sebrae Delas – Elas Realizam, que aconteceu na noite desta terça-feira, dia 15. Camila Ribeiro, a gestora estadual do Movimento Sebrae Delas, abriu o evento destacando dados que mostram como as empreendedoras estão presentes na realidade econômica atual. “No Brasil, são cerca de 9 milhões de empreendedoras e estima-se que, nos últimos seis anos, 50% dos negócios abertos pertencem a mulheres”, informou ela.

A gerente de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Beatriz Gusmão, trouxe uma reflexão sobre a importância de as mulheres abraçarem esse empoderamento. “Nós já somos parte do sustento de nossas famílias, somos parte das oportunidades de estudos de nossos filhos e do desenvolvimento de nossa comunidade. Por isso, nós não deveríamos nos colocar de forma desigual com nossos pares. Não queremos ser diferentes, queremos andar junto da nossa comunidade e nossos parceiros”, reiterou Beatriz.

Empreendedoras incríveis

O segundo painel trouxe a história de mulheres que conseguiram vencer todas as barreiras e alcançar uma trajetória de sucesso como gestoras de um negócio. A convidada Gabryella Corrêa, idealizadora e proprietária do aplicativo Lady Driver, contou como teve que enfrentar as limitações impostas pelo pensamento masculino. “Eu comecei trabalhando em uma oficina mecânica junto do meu pai e muitos já falavam que aquilo não era para mim. Isso fazia com que eu me questionasse se estava no lugar certo. Hoje percebo que essa experiência me ensinou a lidar com o pensamento dos homens sem me intimidar”, lembra ela.


Gabryella contou também que a ideia do Lady Driver nasceu após uma experiência ruim com aplicativos de transporte e que talvez pudesse fazer algo para que isso não se repetisse. “É muito raro conseguir andar com uma motorista mulher porque elas são cerca de 6% do efetivo desses aplicativos. Elas não se enxergam dirigindo nesse ambiente perigoso. Por isso eu criei uma plataforma para que essas mulheres possam trabalhar com segurança”, relata. Cassia Godinho, consultora do Sebrae-SP, comentou como esse caso pode ser inspirador para outras empreendedoras. “É muito importante não pensar apenas no produto, mas também pensar para quem é o seu negócio. Ao segmentar e colocar uma proposta para um público específico, é possível trazer um diferencial para mercado”, explica Cassia.

A empreendedora Cyntia Tavares, proprietária da NutriMax, compartilhou a história do desafio de continuar a chefiar uma empresa depois de ter passado por uma experiência que a deixou entre a vida e a morte. “Quando eu saí do hospital, tudo que conseguia pensar era ‘e agora?’. Eu precisei assumir o controle da minha vida novamente e decidi levar tudo de maneira mais leve. Hoje, com 44 anos, eu me matriculei na faculdade de nutrição e me sinto feliz com isso”, contou.

Bate-papo com elas


A promotora de justiça do MPSP, Dra. Fabíola Sucasas, destacou como o programa Sebrae Delas oferece o apoio às mulheres. “O programa promove três pilares como ferramenta de impulsionamento da autonomia feminina. O primeiro é empoderamento pessoal, que ajuda no desenvolvimento de habilidades para que elas tenham autoconfiança. O segundo é o empoderamento social, para que elas possam romper com o paradigma que colocam as mulheres em uma posição limitante. E o terceiro, o empoderamento econômico, incentivando que participem em atividades produtivas. Não existe resultado melhor do que o de oferecer trilhas para a construção de projetos de vida”, comenta. Luiza Brunet, ativista e empresária, deixou uma mensagem para todas as mulheres do país. “Vocês precisam acreditar na força que tem. Deixem para trás qualquer tipo de relação que possa ser abusiva e comecem uma vida nova com dignidade e respeito”, reiterou ela.

Inspiração para mulheres


A live do Sebrae Delas – Elas Realizam finalizou com Gaya Machado, especialista em desenvolvimento humano, que explicou o conceito do S.E.R. (Sonho, Estratégia e Realização). Ela contou mais sobre a importância de agir com coragem ao investir no sonho de abrir um negócio. “A pessoa corajosa não é aquela que não sente medo, mas sim aquela que age com o coração. Quando nós estamos dispostas a assumir a narrativa da nossa própria história, somos capazes de alcançar os resultados que buscamos”, revelou Gaya.

A importância do Sebrae Delas

“Nós sabemos o quão admirável é o esforço das mulheres brasileiras para fazer os pequenos negócios funcionarem. Boa parte da renda familiar do país é resultado do empreendedorismo feminino”, essa foi a fala inicial de Renato Fonseca, assessor da presidência do Sebrae-SP. “Essa não é uma trajetória fácil, sabemos de todos as dificuldades que elas podem encontrar na hora de empreender, por isso é importante valorizarmos o trabalho feminino”, comentou ele.

Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae-SP, pontuou como acontece o incentivo ao empreendedorismo feminino no território paulista. “Todos os 33 escritórios regionais de São Paulo promovem ações e capacitações com objetivo de fortalecer as mulheres que estão a frente dos negócios. Não importa o tamanho dessa empresa, nós ajudamos na gestão, aumentar a rede de contatos e principalmente para que elas possam ter contato com o digital”, explicou ele.

Assista a live do Sebrae Delas – Elas Realizam:

Para saber mais sobre o programa, acesse: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/sebraedelas

  • Empreendedorismo Feminino em Pauta;Empreendedorismo feminino;