“Estamos aquecendo os motores para fazer uma retomada do turismo com toda a segurança necessária. Esse é um tempo de planejamento e de ouvir o trade para que possamos iniciar a promover o turismo de forma responsável”, afirmou Guilherme Miranda, secretário executivo da Secretaria de Turismo (Setur), durante o último dia do Sebrae Conecta Destinos, nesta quinta-feira, dia 3 de setembro.
Miranda se mostrou otimista sobre o retorno das atividades turísticas no país. Ele também contou mais de como foram as medidas tomadas para minimizar os impactos no setor durante a pandemia. “Realizamos um broadcast do programa São Paulo para Todos, trouxemos especialistas da Organização Mundial do Turismo e do WTTC, uma instituição privada análoga a OMT, para discutir quais seriam as tendências do mercado internacional”, relembrou Miranda.
Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP, falou mais sobre Programa de Turismo apresentado no segundo dia de evento. “A ideia é auxiliar na reestruturação dos pequenos negócios desse mercado. Junto com a Secretaria de Turismo, estamos desenvolvendo um plano de ação para os próximos 36 meses”, explicou Poit.
Selo Turismo Responsável
O segundo painel foi comandado por Michele Divino, do Sebrae Baixada Santista, falando mais sobre o Selo Turismo Responsável. “Não adianta o seu negócio praticar todas as recomendações e não comunicar os seus clientes. É muito importante que eles saibam que o lugar que frequentam está tomando todos os cuidados”, alertou.
Michele também explicou quais negócios que devem buscar conseguir esse selo. “Entre os tipos de atividades que devem buscar conseguir esse selo são hospedarias, centro de convenções, casas de espetáculo e eventos, empresas que prestam serviços para turistas, negócios de alimentação, empreendimentos de lazer aquático, locadoras de veículos e até mesmo os guias turísticos”, listou.
Retomada segura na prática
O painel final do Sebrae Conecta Destinos trouxe um relato do retorno às atividades de Toshiaki Chuman, da Pousada Canto dos Pássaros, localizada em Mairiporã. “Anunciamos nas redes sociais que estávamos seguindo todos os protocolos para voltar a funcionar. Isso foi um sucesso, o que nos permitiu expandir o quadro de funcionários, fechar parcerias de marketing digital e adotar novos sistemas de gerenciamento”, comemorou.
A convidada Juliana Fernandes, da ADTUR Mairiporã, explicou como as empresas da região se preparam, junto do poder público, para a retomada. “Nós fizemos todas as lições de casa através do programa Enfrentar Turismo, em parceira com o Sebrae. Assim pudemos ensinar os empreendedores locais a pensarem como os turistas e se focarem na segurança desses clientes”, comentou.
A consultora do Sebrae-SP Aline Delmanto reiterou a importância dos meios digitais para empresas do turismo. “O digital precisa ser parte do aspecto básico de negócio desse setor. Por isso, durante as consultorias, uma das principais recomendações era a criação de estratégias online para fazer com que os clientes tivessem vontade de buscar esses destinos durante esse retorno”, disse.
Olhar especial para os pequenos empresários do turismo
Wilson Poit abriu esse último dia comentando a importância do Sebrae Conecta Destinos nesse momento. “Para nós, é um grande orgulho promover esse evento junto com nossos parceiros para que possamos oferecer suporte aos pequenos negócios nesse novo cenário que se apresenta diante de nós”, reiterou Poit.
O Sebrae Conecta Destinos chegou ao fim, mas ainda é possível ter acesso aos materiais apresentados no site:
https://sebrae.contatosebraesp.com.br/conectadestinos
:: Assista ao quarto dia de Sebrae Conecta Destinos ::