Como as ferramentas digitais e as histórias podem incentivar o turismo fizeram parte das discussões do terceiro dia do Sebrae Conecta Destinos nesta quarta-feira, dia 2 de setembro. No primeiro painel, os convidados Cássio Brandão, do Google, e Victor Ortiz, do Facebook, tiraram as dúvidas sobre como os empreendedores podem usar ambas as plataformas para promover seu negócio.
Brandão também revelou o perfil do que o público atual busca no Google. “O consumidor está no centro de tudo. Ele é mais curioso, cerca de 15% das buscas que acontecem no Google são inéditas. Ele é mais exigente, querendo sempre saber todas as informações sobre um negócio. E também é mais impaciente, as buscas de “algo próximo a mim” cresceram 256% nos últimos dois anos”, informou.
Ortiz, por sua vez, compartilhou algumas dicas de como os destinos podem ser mais vendáveis no Facebook. “Uma ideia é investir mais em marketing de conteúdo, ao invés de focar apenas em mensagens de venda dos produtos. Com isso, você consegue dar motivos para os turistas escolherem a sua empresa”, comentou Ortiz.
As histórias que atraem os viajantes
No painel sobre storytelling para atrair e engajar novos clientes, Fabrício Siansi, do Centro de Referência em Inovação Sebrae, explicou mais sobre como as narrativas podem ser usadas para conquistar a atenção. “Uma boa história tem o poder de conectar com as pessoas. Não basta apenas contar algo, também é preciso despertar as emoções. Uma boa história não é sobre produtos, mas sim sobre um mundo e seus personagens”, explicou.
Siansi reforçou a importância da pesquisa sobre a jornada do turista até a escolha do próximo destino de viagem. “Quantos clientes podem desistir da compra antes de chegarem no balcão do hotel? Isso pode acontecer pela demora de uma resposta nas redes sociais ou um site que não estava funcionando na hora certa”, exemplificou Fabrício.
Divulgação do destino e a relação com os protocolos de segurança
O penúltimo dia de evento fechou com uma conversa sobre as estratégias de promoção de localidades. Gustavo Monteiro, do Circuito Litoral Norte Paulista, contou como os municípios da região se complementam, o que gera um benefício para a rota turística.
“A ideia é desenvolver essas cinco cidades de forma integrada para que o turista passe muito mais tempo no Litoral Norte. Essa maneira de promover a região gera força e até mesmo uma economia com estratégias de divulgação, como feiras internacionais, assessorias de imprensa e campanhas digitais”, explicou.
Ao falar sobre as indicações do momento ideal para viajar, sem perder o interesse do turista, Lívia Torres, do Sebrae São José dos Campos, informou que é importante saber lidar com os diferentes casos. “O ideal é consultar cada local sobre as regras atuais de funcionamento. Se a pessoa está muito ansiosa para viajar, é possível acolhe-la sem esquecer das recomendações de segurança”, esclareceu ela.
O convidado Luciano Silva, da CVC Corp, comentou mais sobre como está a demanda do turismo nesse momento da pandemia. “A busca maior está sendo por refúgios e viagens com a família para estar mais afastados. Mesmo que a vontade seja ir para a praia, os viajantes estão procurando destinos que possam oferecer isso”, conta Luciano.
Potencial de retomada das atividades turísticas
Na abertura do terceiro dia de Sebrae Conecta Destinos, Guilherme Campos, diretor administrativo e financeiro do Sebrae-SP, falou mais sobre como o turismo tem potencial para retomar as atividades. “Daqui para o final do ano, aqueles que estão cansados do confinamento vão buscar mais alternativas de descanso no turismo. Essas pessoas vão querem mais por opções de lazer em que a locomoção possa ser feita de carro, por isso, aproveite! Se mostre, traga esse cliente e assim você terá ótimos resultados”, declarou ele.
O Sebrae Conecta Destinos segue até quinta-feira, dia 3. Para ficar por dentro da programação e receber os materiais abordados até aqui, acesse: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/conectadestinos
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