São Paulo marca presença na loja Brasil BioMarket, idealizada pelo Sebrae, durante a COP30, em Belém (PA), e reafirma o Estado como polo de inovação, design e consumo sustentável. Os nove pequenos negócios paulistas apresentam produtos de artesanato, confecção, alimentos e biocosméticos que refletem a conexão entre criatividade urbana, tecnologia e responsabilidade ambiental. A participação de nove marcas impulsiona negócios que unem propósito, impacto social e valorização da produção nacional.
Direto da Baixada Santista para a Green Zone da COP30, a Amor Guarani apresenta sua arte indígena moderna, enraizada na cultura Guarani e expressa em linhas autorais de artesanato, decoração e acessórios. Cada criação procura manter viva a memória ancestral, reinterpretando a arte indígena com autenticidade, orgulho e conexão espiritual com a história e o território.
A Latitude 21 Brasil, de Adamantina, é um bionegócio pioneiro no aproveitamento sustentável do jatobá, fruto nativo do Brasil conhecido por seu sabor marcante e alto valor nutricional. A marca transforma a polpa em uma linha diversificada de alimentos que exaltam a biodiversidade brasileira, como farinhas, vinagres artesanais, cremes com amendoim e avelã, misturas para bolo e licores, unindo tradição e inovação gastronômica.
O empreendedorismo paulista também está representado pela Casa Matrona, Flor de Aragonita Artes, Souflora, Multi Vegetal, Ih Deias Presentes, Ateliê Maria Farinha e Danega. Os visitantes da COP30 podem conhecer de perto os produtos dessas e de outras marcas sustentáveis na loja Brasil BioMarket, aberta ao público até 21 de novembro, com entrada gratuita.
A loja
A loja Brasil Biomarket projeta negócios que integram sustentabilidade com impacto social, ampliando renda e visibilidade para empreendedores de 22 estados representados. A loja atingiu a marca de R$100 mil nos dois primeiros dias de funcionamento. São 900 produtos de 250 pequenos negócios dos seis biomas brasileiros. A Brasil BioMarket funciona em dois locais da COP30, tanto na Green Zone, que é aberta ao público, quanto na En-Zone, espaço do Sebrae voltado ao empreendedorismo, instalado na Tv. Rui Barbosa, 200 (Reduto). Os dois espaços funcionam até 21 de novembro, das 8h às 22h (Green Zone) e das 16h às 22h (En-Zone).
O Sebrae na COP30
Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.
De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará.
-

