No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo e, este ano, a data tem um significado especial para São José do Rio Preto. Em março, a cidade foi reconhecida como um Município de Interesse Turístico (MIT), figurando entre as 140 cidades classificadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
Para obter essa classificação, é necessário que a cidade demonstre potencial turístico, ofereça serviços de emergência médica, tenha opções de hospedagem na localidade ou nas proximidades, disponibilize serviços de alimentação e forneça informações turísticas. Além disso, é fundamental ter uma infraestrutura básica que atenda tanto a população local quanto os visitantes.
Negócios e Turismo
As notícias positivas no setor de turismo impactam diretamente o ambiente de negócios, especialmente para micro e pequenos empreendedores. A nova Lei Geral do Turismo (LGT), sancionada no dia 18 de setembro, visa desburocratizar procedimentos, promover uma maior interação entre o poder público e a iniciativa privada, valorizar destinos turísticos e garantir maior competitividade.
A lei também tem um impacto significativo no ambiente de negócios, que é majoritariamente composto por Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas.
Ramal São José
O famoso Caminho da Fé, que leva a Aparecida, ganhou um novo ramal em 2021: o Ramal São José. Com início na Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, o percurso de 170 km passa por cinco cidades e três distritos, sendo cuidadosamente planejado por ciclistas da região. O trajeto respeita as normas de estradas de terra municipais, evitando o uso de rodovias e garantindo que as distâncias entre as cidades sejam adequadas para os peregrinos a pé.
A rota é a seguinte:
0 km – São José do Rio Preto
19 km – Engenheiro Schmitt
26 km – Cedral
50 km – Ponderada
69 km – Ibiporã
85 km – Urupês
117 km – Vila de Nova Cardoso
142 km – Novo Horizonte
170 km – Borborema
A inclusão dessas cidades na rota mais famosa entre os católicos gerou grande entusiasmo e reforça o turismo na região, além de abrir novas oportunidades de negócios em alimentação e hospedagem para os fiéis que realizam o percurso.