ASN SP
Compartilhe

São José do Rio Preto conta com 322 MEIs estrangeiros

Empreendedores de países sul-americanos representam 54% do total dos estrangeiros
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A cidade de São José do Rio Preto conta com 322 Microempreendedores Individuais (MEIs) estrangeiros. No total, o município registra 54.680 MEIs. Os empreendedores de países sul-americanos predominam entre os MEIs estrangeiros, representando 54% do total. Os colombianos constituem a maior parcela, com quase 20% do total (62 profissionais), seguidos pelos haitianos (42), bolivianos (39) e venezuelanos (37).

No Brasil, o número de MEIs estrangeiros cresceu 3,38% de 2023 para 2024. No ano passado, foram registrados 74,2 mil empreendedores estrangeiros, enquanto este ano o total subiu para 76,8 mil. O Estado de São Paulo ocupa a primeira posição no ranking com o maior número de MEIs estrangeiros ativos, somando aproximadamente 46 mil profissionais.

Importância do MEI para a integração de estrangeiros

A formalização como MEI tem permitido a muitos estrangeiros uma integração produtiva ao mercado brasileiro e um novo começo formalizado no país. O Sebrae-SP destaca a resiliência dessas pessoas, muitas delas refugiadas, e oferece orientação essencial para aqueles que desejam iniciar e desenvolver seus próprios negócios.

Apoio ao empreendedorismo entre refugiados

Para estimular o empreendedorismo entre refugiados, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Pacto Global da ONU – Rede Brasil, com o apoio do Sebrae, criaram a plataforma “Refugiados Empreendedores”. Esta iniciativa reúne mais de 160 empreendimentos liderados por refugiados em todo o país, proporcionando suporte para superar desafios como falta de informações, dificuldades com crédito, preconceito, burocracia e barreiras linguísticas.

Como se cadastrar como MEI

Estrangeiros residentes no Brasil podem formalizar seus negócios como microempreendedores individuais por meio da plataforma gov.br. É necessário ter a Carteira Nacional de Registro Migratório, o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório ou o Protocolo de Solicitação de Refúgio, que devem ser solicitados na Polícia Federal com a devida indicação do número de registro.

Para mais informações e assistência, o Sebrae-SP oferece suporte e orientação para o sucesso de todos os empreendedores. Na região de São José do Rio Preto, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (17) 3214-6670.

-

  • comportamento empreendedor
  • empreendedorismo
  • MEI;Micro e Pequenas Empresas;