ASN SP
Compartilhe

Santa Fé do Sul e Jales recebem eventos para fortalecer protagonismo de mulheres e jovens no agronegócio

Iniciativa é promovida pela Comissão Semeadoras do Agro da Faesp/Senar, em parceria com Sebrae-SP e sindicatos rurais
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A região Noroeste Paulista recebeu, nesta semana, uma série de ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo rural, com foco na valorização das mulheres e na formação de novas lideranças para o agronegócio. A iniciativa é da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp/Senar, em parceria com Sebrae-SP e Sindicatos Rurais.

Os encontros, realizados em Santa Fé do Sul e Jales, reuniram produtores, estudantes e representantes do setor em uma programação dedicada à gestão, inovação e desenvolvimento de negócios no campo.

“O futuro do agronegócio passa pela força das mulheres e pelo entusiasmo dos jovens. As mulheres vêm assumindo cada vez mais posições de liderança, gestão e inovação nas propriedades rurais, enquanto os jovens chegam com novas ideias, tecnologia e disposição para transformar o campo. O Semeadoras do Agro foi pensado justamente para criar esse ambiente de aprendizado, conexão e troca de experiências”, disse a presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, durante sua fala.

Na quinta-feira (30), Santa Fé do Sul sediou o “Semeadoras do Agro”, iniciativa voltada ao protagonismo feminino no meio rural. Promovido pelo Sindicato Rural de Santa Fé do Sul em parceria com o Sebrae-SP, o evento abordou temas relacionados à saúde da mulher, empreendedorismo e desenvolvimento de propriedades rurais lideradas por mulheres.

Durante a programação, o Sebrae-SP apresentou soluções e serviços voltados ao fortalecimento dos pequenos negócios rurais, destacando ferramentas de gestão, capacitações e orientações para ampliar a competitividade e a sustentabilidade das atividades desenvolvidas pelas produtoras.

Na sexta-feira (31), também em Santa Fé do Sul, foi realizada a edição “Semeadoras do Agro – Comissão Jovem”, com o objetivo de aproximar os jovens das transformações do agronegócio e incentivar sua permanência no campo por meio da inovação, da gestão e do empreendedorismo.

A programação discutiu os desafios da sucessão familiar, a adoção de novas tecnologias e as oportunidades de negócios que surgem com a modernização do setor.

Ainda na sexta-feira (31), o município de Jales também recebeu uma edição do “Semeadoras do Agro”, ampliando o alcance da iniciativa na região e reforçando o compromisso das instituições parceiras com a capacitação e o desenvolvimento de mulheres que atuam no agronegócio.

Para a gerente regional do Sebrae-SP Iroá Arantes, ações como essas contribuem para ampliar o acesso à informação, estimular o empreendedorismo rural e fortalecer um ambiente mais inovador e competitivo no campo.

“O Sebrae-SP acredita que o desenvolvimento do agronegócio passa, necessariamente, pela valorização das pessoas. Incentivar o protagonismo das mulheres e despertar nos jovens o interesse pela gestão, pela inovação e pelo empreendedorismo rural é investir na sustentabilidade do setor”, disse ela.

  • Jales
  • Noroeste Paulista
  • Santa Fé do Sul
  • sebrae-sp