
A empreendedora Erica de Jesus Santiago, de Ribeirão Preto, é uma das representantes do Estado de São Paulo e da região de Ribeirão Preto na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 (PSMN). As vencedoras nacionais serão conhecidas durante o Delas Summit, que ocorre nos dias 30 e 31 de outubro, em Florianópolis.
Para Elaine da Mata, uma das gestoras do Sebrae Delas, a conquista reafirma o protagonismo das mulheres empreendedoras paulistas e o compromisso do Sebrae-SP em apoiar trajetórias que geram transformação, inovação e impacto. “É fundamental que cada vez mais mulheres ocupem espaços estratégicos em áreas como ciência, tecnologia e negócios internacionais, trazendo diversidade de pensamento, competitividade e soluções inclusivas para os desafios da sociedade”, ressaltou.

Erica de Jesus Santiago, da TKS Medical Importação e Exportação, está na disputa da categoria Negócios Internacionais. A empresa atua na importação e exportação de dispositivos médicos de alta precisão, essenciais para cirurgias complexas, atendendo hospitais, distribuidores e importadoras no Brasil, América Latina e Europa.
A trajetória da empreendedora traduz visão estratégica e resiliência: após renunciar a uma carreira consolidada, construiu uma empresa que não apenas impulsiona a inovação tecnológica com certificação europeia, mas também mantém forte compromisso social, além de preparar sua expansão para os Estados Unidos.
“O prêmio reforça que sempre estive no caminho certo, mesmo diante de todas as adversidades e barreiras impostas à atuação das mulheres na área internacional. Ele é um incentivo para continuarmos levando nossos sonhos e ideias além das fronteiras, porque, quando uma mulher acredita no seu potencial, nenhum mapa consegue limitar o tamanho dos seus voos”, destacou Erika.
Sobre o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem como objetivo valorizar a atuação feminina no empreendedorismo brasileiro. A iniciativa é realizada em três etapas: estadual, regional e nacional e contempla três categorias de premiação: Bronze, Prata e Ouro, nessa última oferecendo premiação em dinheiro.
Premiação
A edição 2025 do PSMN registrou 5.308 inscrições de todo o Brasil, mais que o dobro da edição anterior, quando foram contabilizados 2.634 registros. Na etapa nacional serão premiadas as três primeiras colocadas de cada categoria, que receberão de R$ 10 mil a R$ 30 mil, capacitação do Empretec e mentoria on-line (para os primeiros lugares).
