Duas empreendedoras de Ribeirão Preto tiveram as histórias reconhecidas na etapa paulista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Érica de Jesus Santiago, fundadora da TKS/Medical, venceu a categoria Negócios Internacionais e Sabrina Ciane Condi, da Biosab, conquistou a Prata na categoria Ciência e Tecnologia. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 26 de agosto, na sede do Sebrae-SP, na capital paulista.

O Estado de São Paulo contabilizou cerca de mil inscrições para a premiação que celebra o protagonismo feminino no empreendedorismo, destacando histórias que transformam vidas e impulsionam o desenvolvimento do País.
Érica de Jesus Santiago conquistou o Ouro e agora segue para a fase regional Sudeste, que reúne vencedoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As campeãs regionais garantem vaga na grande final nacional, que será realizada em Florianópolis (SC).

“Receber o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma imensa alegria e gratidão. Representar Ribeirão Preto em um universo de quase mil inscritas e conquistar o primeiro lugar na categoria Negócios Internacionais reforça que estou no caminho certo. Foram muitos desafios, especialmente regulatórios e comerciais, para levar tecnologia neurocirúrgica brasileira ao mundo e contribuir para salvar vidas. Este reconhecimento é um incentivo para seguir quebrando barreiras e mostra que quando uma mulher acredita no seu potencial, não há limites para seus voos”, comemorou.
Sabrina Ciane Condi foi reconhecida na categoria Ciência e Tecnologia, reforçando o protagonismo feminino da região em setores estratégicos e altamente inovadores.

“Esse prêmio é um dos grandes marcos da minha jornada empreendedora. Foi um impulso gigante, que trouxe ainda mais confiança, motivação e a certeza de que estou no caminho certo. Estar ao lado de tantas mulheres inspiradoras reforçou para mim o poder de transformação do empreendedorismo feminino. Se este ano levei a prata, já deixo registrado que em 2026 vou em busca do ouro”, afirmou Sabrina.
Elisângela Doreteu Almeida, gestora do Sebrae Delas em Ribeirão Preto, destacou a importância da premiação como ferramenta de fortalecimento do protagonismo feminino. “Estamos extremamente felizes com a premiação. Há mais de dez anos não tínhamos representação no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e, agora, conquistamos reconhecimento em duas categorias tão desafiadoras como Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. É gratificante ver mulheres assumindo posições em áreas onde a participação feminina ainda é pequena, enfrentando desafios e se destacando”.
Categoria Negócios Internacionais
1º lugar: Erica de Jesus Santiago, GTKS Medical, Ribeirão Preto (ER Ribeirão Preto)
2º lugar: Jacqueline Feliciano, Marelo Logística Internacional, Mogi das Cruzes (ER Alto Tietê)
3º lugar: Giulia Lavínia Lupo, She Wolf by Giulia, São Paulo (ER Capital Oeste)
Categoria Ciência e Tecnologia
1º lugar: Kellen Petreche, Instituto Edutech21, Sorocaba (ER Sorocaba)
2º lugar: Sabrina Ciane Condi, Biosab Leveduras, Ribeirão Preto (ER Ribeirão Preto)
3º lugar: Angela Priuli, Ybrida Comunicação, São José do Rio Preto (ER São José do Rio Preto)
Sobre o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem como objetivo valorizar a atuação feminina no empreendedorismo brasileiro. A iniciativa é realizada em três etapas: estadual, regional e nacional e contempla três categorias de premiação: Bronze, Prata e Ouro, nessa última oferecendo premiação em dinheiro.
