ASN SP
Compartilhe

Projeto Imagem destaca potencial enoturístico de São Roque e impulsiona pequenos negócios da região

Iniciativa do Sebrae Nacional, com apoio do Sebrae-SP e Consevitis-RS, promoveu imersão de formadores de opinião na Rota do Vinho
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Entre os dias 7 e 10 de abril, São Roque recebeu uma edição especial do Projeto Imagem, iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com o Conselho Nacional da Vitivinicultura (Consevitis-RS). Com o apoio do Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional de Sorocaba, a ação reuniu jornalistas e influenciadores especializados em turismo, gastronomia e cultura para uma imersão na Rota do Vinho com o objetivo de ampliar a visibilidade do enoturismo no Brasil, valorizar a produção local e impulsionar os pequenos negócios da região.

A programação incluiu visitas a vinícolas tradicionais e emergentes, experiências enoturísticas, encontros com empreendedores locais e momentos de conexão com a identidade do território. O grupo percorreu vinícolas como Canguera, XV de Novembro, Góes, Terra do Vinho, Casa da Árvore, Bella Quinta, Vinhos Frank e Alma Galiza. A agenda também passou por instituições e iniciativas que contribuem para o fortalecimento da cadeia do vinho, como o Instituto Federal de São Roque, o Sindusvinho e o projeto Aura Astral.

Conexão entre tradição, inovação e mercado

Com uma forte tradição vitivinícola, São Roque alia história, estrutura turística e um ecossistema empreendedor inovador. A Rota do Vinho, trajeto com cerca de 10 km repleto de vinícolas, restaurantes, adegas e atrações, tem se consolidado como um destino estratégico de enoturismo no estado de São Paulo.

A presença do Sebrae na região, por meio do Escritório Regional de Sorocaba, tem sido fundamental para a qualificação dos negócios, incentivo à formalização, apoio à inovação e desenvolvimento de estratégias de acesso ao mercado, como o próprio Projeto Imagem.

“Essa ação tem um papel estratégico para projetar territórios que unem tradição, empreendedorismo e hospitalidade. Levar formadores de opinião para viverem a experiência de São Roque é uma forma de conectar o que é produzido aqui com novos públicos e oportunidades”, afirma Alexandre Martins, gerente regional do Sebrae-SP. “Tenho acompanhado de perto a trajetória da cidade, e é muito gratificante ver esse movimento ganhar visibilidade nacional.”

Experiências que geram impacto

Durante os quatro dias de imersão, os convidados puderam conhecer de perto o potencial da região e a qualidade do que é produzido localmente.

“O roteiro me surpreendeu bastante. Conhecia apenas a Góes e a Alma Galiza, mas foi incrível descobrir vinícolas como a Canguera. É um privilégio poder divulgar o vinho paulista, ainda mais sendo daqui. O projeto tem tudo para fomentar o consumo do vinho pelo estado e pelo Brasil”, comentou Léo Albertino, influenciador e jurado de vinhos do canal Vinho na Pauta.

Beatriz Valente, criadora de conteúdo voltada à educação e popularização do vinho, também destacou a força da experiência:“Estou encantada com a estrutura das vinícolas e da cidade. São Roque realmente está preparada para receber o turista com qualidade. E o mais legal é perceber como os vinhos daqui têm personalidade, com características minerais e salinas bem marcantes. É essencial mostrar para a minha geração que o vinho é acessível e pode ser parte da nossa cultura.”

Além do público especializado, a região atrai famílias e visitantes em geral, com fazendinhas, trilhas, atividades culturais e espaços ao ar livre. A acessibilidade também é um diferencial, com vias asfaltadas e sinalização turística adequada.

“Essa é minha terceira vez aqui, mas com esse novo olhar foi completamente diferente. É uma região acolhedora, ótima para vir com a família e que oferece vinhos acessíveis tanto no paladar quanto no bolso. Ver esse movimento em torno dos vinhos finos é algo que realmente faz diferença”, contou a comunicadora Bárbara Nogueira, especializada no universo do vinho para o público feminino.

Projeto Nacional, impacto regional

O Projeto Imagem faz parte de uma estratégia do Sebrae Nacional voltada ao fortalecimento da cadeia do vinho no Brasil. Estruturado nos pilares de qualificação, inteligência de mercado e promoção, o projeto busca ampliar o consumo do vinho brasileiro e posicionar o enoturismo como uma experiência de valor cultural e econômico.

A realização da edição paulista foi viabilizada a partir da articulação com o Sebrae-SP que, por meio de sua presença regional em Sorocaba, vem promovendo o desenvolvimento sustentável dos territórios e apoiando iniciativas que unem tradição e inovação.

Em São Roque, a ação encontrou um ambiente preparado, com empreendedores engajados, produtos de qualidade e uma identidade regional forte. Um terreno fértil para transformar o vinho brasileiro em símbolo de cultura, desenvolvimento e oportunidade.

“O Projeto Imagem materializa uma visão que o Sebrae compartilha com os empreendedores da região: a de que o turismo, quando estruturado com base na vocação local, pode gerar renda, manter as pessoas no território e fortalecer a economia como um todo. São Roque é um exemplo claro de que investir em identidade e hospitalidade dá resultado”, finaliza Alexandre Martins.

-

-

  • sebrae-sp
  • vinhos