ASN SP
Compartilhe

Projeto “Dona de Mim” certifica mulheres com apoio do Sebrae-SP em Cajamar

Programa foi desenvolvido com o objetivo de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade em temas como empreendedorismo, marketing e vendas
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Projeto “Dona de Mim”, iniciativa do Instituto Águias do Millênium em parceria com a Prefeitura de Cajamar, a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Sebrae-SP em Jundiaí, certificou as mulheres participantes na última sexta-feira (24). Com duração de um ano, o programa teve como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade do município com aulas de empreendedorismo, vendas, marketing, comunicação, educação financeira, projeto de vida e planejamento.

Em torno de 50 mulheres receberam o certificado de conclusão do programa, que foi idealizado pelo Instituto Águias do Millênium – entidade jurídica, sem fins lucrativo, fundada em 2002 que visa a inclusão social da população em vulnerabilidade – com a ajuda de parceiros como a Prefeitura de Cajamar por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o próprio Sebrae-SP e ação da deputada federal Maria Rosas através de emendas parlamentares.

O Sebrae-SP, especificamente por meio do Sebrae Delas, capacitou essas mulheres em temas como finanças, marketing, vendas, precificação e soft skills, sempre com o objetivo de superar os desafios e obstáculos no empreendedorismo feminino.

Para Daniela Peroni, analista de negócios do Sebrae-SP, a capacitação dessas mulheres vai muito além de ensiná-las os conceitos e princípios, mas também as empoderar enquanto mulheres. “Mais do que transmitir conhecimento técnico sobre gestão ou negócios, nosso propósito participando do ‘Dona de Mim’ com o Sebrae Delas foi fortalecer a autoconfiança e o protagonismo dessas mulheres. O objetivo sempre foi fazer com que cada participante reconhecesse seu potencial, enxergasse novas possibilidades e se sentisse preparada para conquistar seu espaço no mundo do empreendedorismo”, diz.

Maria Eduarda da Silva é coordenadora do Instituto e, de acordo com ela, o “Dona de Mim” representa muito mais que um ensino técnico, mas o considera também um espaço de acolhimento e emancipação. “Eu digo que o ‘Dona de Mim’ também me transformou. Tive contato com as histórias de todas essas mulheres e isso, além de ter nos aproximado muito, também potencializou a vivência delas, e a minha, no programa. Fico muito feliz de ver todas elas saindo daqui certificadas e mais seguras em si mesmas para aplicarem tudo que aprenderam em seu dia a dia e em seus negócios”, comenta.

O Instituto Águias do Millênium também confirmou que fará outras turmas do programa, em diferentes polos, para que todas as mulheres de Cajamar possam ter a oportunidade de participar.

  • empreendedorismo feminino
  • sebrae-sp