
Limeira recebeu nesta terça-feira (12) uma palestra gratuita sobre como aumentar as vendas no comércio com o uso da inteligência artificial. O evento reuniu cerca de 50 empresários e fez parte da programação do Loja do Futuro, um programa que traz as principais tendências e tecnologias para o varejo, e é uma parceria do Sebrae-SP com o Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio).
A abertura do encontro teve a presença do Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, que ressaltou a importância do assunto. “É um tema que pode proporcionar um grande desenvolvimento para a cidade, principalmente por Limeira ser uma potência no ramo das semijoias e, também, no varejo. Sem dúvida, a inteligência artificial pode agregar muito em termos de vendas e aumento de acesso ao mercado. O Loja do Futuro já é um sucesso, é o segundo ano na cidade por meio dessa parceria com o Sicomércio, e é muito relevante para os varejistas do município.”
O presidente do Sicomércio, Martim Clementino de Medeiros, afirmou que o programa é um sucesso, o que motivou a renovação da parceria para levar o Loja do Futuro para a cidade pelo segundo ano consecutivo. “A preocupação geral é com a inovação, que às vezes é mais rápida que o próprio comerciante, então ele tem que estar atento para também inovar. A intenção é que os participantes absorvam conhecimento e saiam com uma perspectiva de melhora de mercado”, completa.
A palestra “O Futuro do Varejo: como a IA pode acelerar suas vendas”, foi aplicada pelo especialista do Sebrae-SP Alexandre Giraldi, e teve várias atividades práticas. Os participantes puderam começar a realizar as ações propostas ainda durante o encontro. Foram mostrados exemplos durante todo processo de venda, desde a análise de mercado até o pós-venda.

“Eu preparei um material em que toda a orientação é seguida pela prática, então a ideia foi ensinar os participantes a fazerem todo um planejamento empresarial, tanto para quem já tem negócio, como para quem ainda não tem e planeja montar. Trabalhamos o aumento de vendas e o ganho de tempo”, explica.
Ao longo do encontro, ele mostrou como criar estratégias de competitividade, fazer pesquisa de mercado, estruturar um processo de funil de vendas, passando por atração de clientes, criação de campanhas de divulgação, ações promocionais e outros conteúdos, técnicas de vendas e até criação e um jingle. “Nossa intenção é que o empreendedor saísse daqui já aplicando o que aprendeu.”
Otimização do tempo
Para o empresário Alexandre Ivan Chagas, da Chagas Assessoria e Consultoria, foi importante participar do Loja do Futuro para aprender mais sobre o assunto, que ele considera essencial atualmente. “Não tem como fugir da inteligência artificial. O assunto voltado ao comércio é muito interessante, muito atual e necessário”, afirma.
Ele explica que já usa a IA nos processos internos da empresa, mas pretende aumentar o uso para conseguir otimizar cada vez mais o tempo. “Eu faço assessoria e implemento sistemas com análise de dados, e já uso a IA, tiro dúvidas e utilizo para dar sugestões aos meus clientes. O intuito é ampliar cada vez mais”, finaliza.
