Os empreendedores de Dracena e região se reuniram na noite dessa segunda-feira (25) para o encerramento do Programa Loja do Futuro, promovido pelo escritório do Sebrae-SP em Presidente Prudente. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dracena, parceria na iniciativa.
Com base nas tendências observadas nas principais feiras internacionais, como a NRF (Nova York) e a Euroshop (Düsseldorf), o Programa Loja do Futuro busca capacitar empresários do setor varejista para modernizar a gestão, digitalizar canais de vendas, inovação e acesso a novos mercados, visando o aumento do faturamento das empresas participantes.
Uma das participantes do projeto, Elenir Mattos da Silva , empresária de Tupi Paulista, contou os resultados que alcançou pós projeto. Proprietária de uma loja de decoração, agora a inteligência artificial é um recurso indispensável. “No início, ninguém acreditava muito no impacto, mas hoje todos os funcionários já utilizam a tecnologia. O curso também motivou meu marido, e agora estamos constantemente buscando novas ideias para atrair os clientes”, destacou a empreendedora.
Outro participante, Luciano Gerlin, proprietário de uma agência de turismo e uma locadora de veículos em Dracena, contou que a visita em empresas da capital despertou novas ideias para integrar seus serviços. “Percebo que posso explorar mais a sinergia entre meus negócios. Quem compra uma viagem, muitas vezes precisa alugar um carro, e eu já tenho essa oferta”, disse o empreendedor.
Os participantes do projeto tiveram acesso a mais de 30 horas de treinamento focado em inovação e novas tecnologias. Para 2025, o Sebrae-SP já planeja uma nova fase do programa, com ênfase em produtividade e lucratividade. “Eles aprenderam sobre marketing, inteligência artificial e mercado. No próximo ano, teremos várias novidades, incluindo novos cursos voltados para as áreas de finanças e e-commerce”, afirmou Selma Luz , consultora de negócios do Sebrae.
Loja do Futuro
A Loja do Futuro em Dracena é uma iniciativa do Sebrae-SP e da Fecomércio, e conta com o apoio do Sincomércio Alta Paulista, Associação Comercial de Dracena, Prefeitura, Sindicato Rural, Fundec e Associação dos Produtores Rurais. O Programa apresenta tecnologias e inovações que podem ser aplicadas em lojas físicas para melhorar a experiência do cliente e otimizar a gestão do negócio. Isso inclui o uso de inteligência artificial, realidade aumentada, sistemas de pagamento digital e muito mais. É um projeto que visa mostrar como a tecnologia pode transformar o varejo.