Pelo terceiro ano consecutivo, alunos da rede municipal de Pederneiras concluíram o ciclo do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-SP. As feiras, realizadas na última semana de novembro, reuniram cerca de 970 estudantes de sete escolas do ensino fundamental que apresentaram os projetos desenvolvidos a partir da metodologia empreendedora aplicada ao longo do ano letivo.
Os alunos tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e demonstrar, na prática, os conhecimentos adquiridos. Entre as propostas, tiveram destaque a confecção de brinquedos ecológicos e a restauração e venda de brinquedos doados pela comunidade, ação que integrou sustentabilidade, responsabilidade social e inovação. Durante o processo, as crianças experimentaram novas formas de criar, cuidar e reinventar objetos, compreendendo o valor de dar novos destinos a materiais já existentes e ampliando seu aprendizado por meio de experiências reais.

A aluna Paola Rafaela Santos Dutra, da EMEIF Professora Christina Cecília Luporini de Freitas Pereira, participou da feira e já planeja seguir o caminho do empreendedorismo. “Quero ter uma loja de eletrônicos e uma clínica de estética”, conta, enquanto calcula mentalmente os lucros antes mesmo de começar a vender os brinquedos. Estudante do ensino fundamental, ela afirma ter adorado as aulas que envolviam cálculos.
Davi Luiz Rosetti, aluno da EMEIF Prof. Antônio Simões, também viveu a experiência empreendedora com entusiasmo. “Eu gosto de vender, mas na escola eu gostei mesmo foi de calcular o preço de venda. Até ajudei minha mãe no carrinho de lanches”, relembra. Ele estuda no Distrito de Guaianás, sonha em ter uma empresa de revenda de carros, mas também quer investir no negócio de alimentação da mãe. Durante a feira de empreendedorismo da escola, vendeu geladinho de abacaxi e chamou atenção pelo carisma. “Aqui você compra um geladinho e de brinde, ganha um docinho”, anunciava aos visitantes.
De acordo com a supervisora pedagógica da prefeitura, Adriana Andrade, a implementação do JEPP gerou avanços expressivos na autonomia, comunicação e no trabalho em equipe dos alunos. “Eles participaram de todas as etapas do processo empreendedor, aplicando conhecimentos matemáticos de forma prática. Os resultados ficaram evidentes, com destaque para o crescimento na criatividade, na capacidade de resolver problemas e na postura empreendedora, com os alunos demonstrando segurança ao apresentar seus produtos e interagir com o público. A feira reforçou o protagonismo estudantil, o desenvolvimento socioemocional e o sentimento de pertencimento, tornando a experiência formativa e transformadora para a rede municipal”, enfatiza.

Para o Secretário de Educação, Daniel Pereira de Camargo, a implantação do JEPP no município representa uma oportunidade de ampliar o protagonismo estudantil e fortalecer competências essenciais para a vida, como criatividade, autonomia, responsabilidade e resolução de problemas. “Acreditamos que a educação empreendedora contribui para a formação integral ao estimular iniciativa, colaboração e compreensão ética dos processos produtivos desde cedo. O programa também fortalece os vínculos entre escola, família e comunidade. Um destaque foi a doação de brinquedos, restaurados por professoras e alunos e comercializados na feira, reforçando sustentabilidade, colaboração e construção coletiva”, destaca.
“Fomentar o empreendedorismo desde o ensino fundamental desperta nas crianças comportamentos essenciais para seu desenvolvimento humano, como trabalho em equipe, criatividade, tomada de decisão, entre outras inerentes de quem quer empreender em seu negócio ou como colaborador de uma empresa”, enfatiza a consultora de negócios do Sebrae-SP, Patrícia Zuccari.
Educação Empreendedora
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae-SP para o ensino fundamental busca estimular autoconhecimento, novas aprendizagens, coletividade e autonomia, alinhando-se aos quatro pilares da Unesco. Com atividades lúdicas, o JEPP incentiva alunos a assumir riscos calculados, tomar decisões e identificar oportunidades de inovação, desenvolvendo criatividade, cooperação e protagonismo.
Para implementar o JEPP, municípios e instituições devem procurar o Sebrae-SP para firmar parceria e aderir ao programa. A capacitação dos professores tem 45 horas e pode ser dividida entre os ciclos, garantindo preparação adequada para conduzir a proposta em sala de aula.
