Criado para contribuir com o desenvolvimento econômico dos municípios, o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SP ajudou a transformar Barra do Turvo. Realizado nos últimos três anos em parceria com a Prefeitura, o programa promoveu o fortalecimento das cadeias produtivas, a qualificação do comércio local e a educação empreendedora nas escolas.
“O meu sonho como prefeito era melhorar a qualidade de vida das pessoas fazendo o povo ganhar dinheiro. Para isso, eu precisava preparar a população. E achei um parceiro, o Sebrae, que trouxe vários cursos para o comércio e para os produtores”, diz o prefeito de Barra do Turvo, Jefferson Luiz Martins, ao fazer uma retrospectiva das ações do Cidade Empreendedora.
“Com essa parceria, a gente conseguiu se destacar como o maior produtor de leite de búfala do estado de São Paulo e o melhor café do estado, premiado por duas vezes. O nosso agricultor aprendeu muito e tudo isso se deve ao Sebrae. Preparou-se um grupo de agricultores que eram pequenos e hoje estão grandes em formação, entendimento e produção”, destaca o prefeito, que encerra o segundo mandato este ano.
Para gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos, o Cidade Empreendedora consegue unir os segmentos e agentes locais para promover o desenvolvimento e o empreendedorismo. “As oportunidades de qualificação contribuem diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos munícipes, estimulando os comportamentos empreendedores e o protagonismo”, destaca.
Por meio do Programa Consórcio Empreendedor, o Sebrae-SP ofereceu consultoria e formação para o município fortalecer suas políticas públicas de apoio aos empreendedores, principalmente os de micro e pequeno porte, visando desburocratizar o atendimento e desenvolver a economia local.
Nos últimos três anos, a Prefeitura de Barra do Turvo também participou da Feira do Empreendedor do Sebrae em São Paulo, divulgando as cadeias produtivas e os atrativos turísticos do município. Em setembro de 2023, o programa Cidade Empreendedora promoveu ainda os eventos Press Trip e Fan Tour, para divulgar o turismo de aventura para a imprensa, influenciadores e turismólogos do estado.
Cadeias produtivas
Levando em consideração a vocação regional e as necessidades de Barra do Turvo, o Sebrae-SP atuou com ações voltadas majoritariamente para o agronegócio com programas de qualificação para o leite de búfala, café, erva mate e juçara. O maior impacto foi na bubalinocultura – principal atividade econômica do município. A produtividade de leite de búfala aumentou 25% entre os anos de 2021 e 2024.
“Os produtores não só aumentaram seus rebanhos, como também implementaram ações para melhorar a produtividade e a qualidade do leite”, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Anderson de Lima. “Durante o programa, fornecemos consultoria para regularização de serviço de inspeção municipal (SIM). Com isso, a Prefeitura de Barra do Turvo foi a única cidade do Vale a implantar o SIM na região, proporcionando aos produtores a oportunidade de comercializar seus produtos no município”.
Segundo Anderson, o serviço de inspeção também será importante para viabilizar a produção de queijo, agregando valor ao leite de búfala e gerando novas oportunidades de negócios para a agricultura familiar.
Município com o maior rebanho de bubalinos do estado, Barra do Turvo hoje fornece 100% da produção para laticínios da região. “Nosso objetivo é que os produtores possam inovar e agregar valor ao produto com a fabricação de queijos, além de fomentar o turismo rural”, afirma o consultor do Sebrae-SP.
Junto aos produtores de café, que já participavam de um projeto da Prefeitura voltado à melhoria da produtividade, o Sebrae-SP atuou com orientações de gestão e modelo de negócios. “Colocamos o café de Barra do Turvo na Feira do Empreendedor do Sebrae em São Paulo e estimulamos os produtores a trabalhar com café gourmet”, explica Anderson. Em 2022, o município conquistou o primeiro lugar no Concurso Estadual de Qualidade de Café com a produtora Maria Antônia de Lucca. No ano passado, a cidade ficou em terceiro lugar com o café de Jo Ferreira da Silva.
Foram realizadas ainda diversas missões empresariais, dando oportunidade aos produtores de participar de grandes feiras e eventos, como Agrishow (Ribeirão Preto), Hortitec (Holambra), Agroleite (Castro/PR) e Feira do Morango (Atibaia), visando a diversificação da produção local.
Além disso, o programa teve destaque com a visita da comitiva do Sebrae Amapá, que com uma governança em desenvolvimento da cadeia da bubalinocultura, promoveu ao conselho deliberativo do Sebrae-SP receber as autoridades para conhecer as ações, além de visitarem as propriedades rurais e laticínios regionais.
Sebrae Aqui
Além de atuar no fortalecimento das cadeias produtivas, em 2022 o Sebrae-SP implantou uma Unidade do Sebrae Aqui no município, para atendimento ao micro e pequenos empreendedores. Em três anos, a Unidade já foi reconhecida pela qualidade do atendimento. Este ano, está entre as nove agências da região premiadas com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento.