Realizado numa parceria entre Sebrae-SP e InterCement, o programa ‘Encadeamento Produtivo Social’ contribuiu com o fortalecimento de 11 pequenas empresas de Cajati ao prestar assessoria especializada e treinamentos visando a melhoria do desempenho dos negócios. O encerramento do programa foi realizado na última sexta-feira (25), quando os empreendedores apresentaram seus produtos e serviços e destacaram os benefícios da consultoria.
“Foi uma honra participar do projeto, uma iniciativa para fortalecer e impulsionar os empreendedores de Cajati. Sou suspeita em falar, pois desde que abri minha MEI há quase 14 anos, o Sebrae sempre esteve ao meu lado dando todo o suporte”, revelou a empreendedora Gisele Ferreira e Silva, proprietária da Gif’s Fazendo Festa. “Me sinto orgulhosa em fazer parte de mais esta troca de experiências e oportunidades. Minha empresa está mais preparada e motivada para fazer a diferença na nossa comunidade graças a essa capacitação e network”.
Para Regiane Felizardo, da loja T-Shirts Felizardo, o período foi de muito aprendizado. “Quero agradecer ao Sebrae-SP e a InterCement pela oportunidade de aprender e fazer tantas conexões com outros empreendedores e mais clientes”, afirma. Regiane destaca a precificação e a organização do caixa como exemplos de aprendizado que ela deve colocar em prática na empresa.
Desenvolvimento da comunidade
O Programa de Encadeamento Produtivo do Sebrae-SP é uma estratégia de aprendizagem orientada para o mercado, a partir da identificação das necessidades e expectativas de grandes empresas. Desde 2015, o programa é realizado em parceria com a InterCement, visando preparar pequenos empreendedores a fornecer para a segunda maior empresa cimenteira do país. No caso do Encadeamento Produtivo Social, é aberta a possibilidade para pequenos negócios que não precisam necessariamente estarem ligados ao processo produtivo da InterCement.
“O programa é voltado para o desenvolvimento da comunidade, com objetivo de movimentar e fomentar o comércio local, para que essas pequenas empresas tenham a oportunidade de capacitação com o renome do Sebrae, além de dar mais visibilidade para os negócios”, explicou a gerente de SRM (Relacionamento com Fornecedores) da InterCement de Cajati, Suzana Martins Wiltemburg.
Na primeira etapa do programa, foi realizado um diagnóstico empresarial para aferição do nível de competitividade de cada empresa participante. A segunda etapa foi de capacitação em gestão, no qual as empresas aprenderam sobre planejamento estratégico, finanças, marketing, vendas, qualidade, processos, entre outras atividades. “Junto com os empresários, foram traçadas metas e indicadores para serem trabalhados ao longo da qualificação. E a InterCement incentivou seus colaboradores a consumirem nas empresas locais e fortalecer a economia do município”, afirmou o consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo de Oliveira.
Cajati e Apiaí foram os municípios escolhidos como projeto piloto do programa. A partir da experiência de sucesso no Vale do Ribeira, o modelo será aplicado em outras regiões do País.