
O ciclo de capacitação promovido por meio da parceria entre Sebrae-SP, Senar e Sindicato Rural de Buri, foi concluído neste mês de agosto, transformado a realidade de produtores rurais do município. Voltado principalmente à apicultura, o programa ofereceu uma formação completa e gratuita, que também contemplou temas como gestão de negócios.
Durante o período, os participantes passaram por diversas etapas, desde a implantação do apiário até técnicas avançadas de manejo e aproveitamento dos produtos das abelhas. Além do foco na apicultura — com atividades sobre produção de mel, geleia real, pólen, própolis, cera e rainhas —, o grupo também teve acesso a cursos complementares. Para encerrar o ciclo formativo, o Sebrae-SP realizou oficinas específicas sobre precificação, com o consultor Adriano Souza, e metas de vendas, conduzida pela analista de negócios, Letícia Marques.
A coordenadora do Sindicato Rural de Buri, Aline Fonseca, destacou a qualidade e o comprometimento dos participantes ao longo do processo. “O programa de apicultura começou desde a implantação do apiário. Foi um curso extremamente completo, com participantes iniciantes e outros já atuantes na apicultura. Mesmo os mais experientes tiveram um novo olhar, aprimoraram o manejo e expandiram seus apiários”, afirma.

Com início em janeiro, a turma de apicultura seguiu com 12 participantes ao longo de todo o projeto, número superior ao previsto inicialmente.
Um dos depoimentos mais marcantes veio de Patrick Lopes, que transformou sua participação no curso em um novo negócio familiar. “Eu amei o curso, mudou a história da minha família. Cheguei lá com um sonho e hoje, a nossa empresa já está funcionando com o nome ‘Divinos Mel’. Entrei sem saber nada sobre abelhas e me tornei um dos maiores especialistas. O instrutor foi sensacional, a estrutura excelente. Se pudesse, faria os seis meses de novo”, conta emocionado.
A analista de negócios do Sebrae, reforçou o valor do aprendizado aplicado e da postura dos participantes. “Foi uma turma dedicada e cheia de vontade de crescer. Trabalhamos juntos para que cada produtor saísse não só com conhecimento técnico, mas também com visão estratégica sobre como vender, precificar e planejar seu negócio. Ver os resultados concretos, como o surgimento da marca Divinos Mel, é uma recompensa enorme para todos nós”, disse Letícia.
