Evento aconteceu no último mês de outubro, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de produtores de café de todo o Brasil

O café é mais que um produto: é um traço da identidade nacional – e uma “marca” que é reconhecida no mundo inteiro e que pode ser aperfeiçoada para levar o nome do Brasil de forma ainda mais marcante para os mercados internacionais. Foi esse o espírito da 3ª edição do Coffee Nation, que tomou conta da centenária Casa França-Brasil, localizada no Centro do Rio de Janeiro, no último mês de outubro. O evento promoveu a cultura cafeeira brasileira com destaque para os cafés especiais e orgânicos, mirando o mercado interno e o externo. O Sebrae-SP esteve presente e levou ao evento produtores de café de quatro regiões do Estado, sendo Garça um dos destaques.
Representaram o município os produtores Cassiano Tosta, presidente da Associação de Produtores de Cafés Especiais de Garça, e Tamis Lustri, presidente do Conselho do Café da Região de Garça (Congarça). Ambos foram acompanhados pela consultora de negócios do Sebrae-SP, Cristiane Regina Ramos de Souza. Os produtores tiveram a oportunidade de apresentar os cafés da região, fazer contatos e prospectar parcerias.
Para a analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do projeto na região de Garça, Mariana Gonçalves Ferreira, a participação em feiras dessa proporção traz muita visibilidade para a região, já que atualmente tramita no INPI o pedido de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência. “Há estudos e acompanhamento do Sebrae-SP para avaliar a possibilidade de a região ser reconhecida como Denominação de Origem, onde sinalizamos que o meio geográfico, fatores históricos, naturais e humanos são responsáveis pelo bom café que encontramos na região”, completa.
