ASN SP Atualização
Compartilhe

Pequenos negócios descobrem caminhos para exportar em evento no Aeroporto de Viracopos com ajuda do Sebrae-SP

Encontro reuniu mais de 110 empreendedores e, além do Sebrae-SP, teve a presença da Receita Federal, MAPA, Correios, Sindasp, Viracopos e Prefeitura de Campinas
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O evento “Conexões para Exportar – Oportunidades, Segurança e Competitividade”, realizado na última terça-feira (16), em Viracopos, reuniu mais de 110 empresas e instituições interessadas em dar os primeiros passos rumo à exportação.

A iniciativa foi uma parceria entre o Sebrae-SP e o Aeroporto Internacional de Viracopos e contou com a presença de órgãos públicos como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Correios, Receita Federal do Brasil (RFB), Sindasp e Prefeitura Municipal de Campinas, além de autoridades e grandes empresas. O objetivo foi apresentar caminhos, oportunidades e ferramentas disponíveis para apoiar a internacionalização dos pequenos negócios.

Durante o encontro, os empreendedores conheceram o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), desenvolvido em parceria entre o Sebrae e a ApexBrasil. O programa prepara micro e pequenas empresas para acessar mercados internacionais, com acompanhamento técnico e apoio em processos, produtos e questões burocráticas.

O evento foi encerrado com uma mesa-redonda sobre o tema “A pequena empresa também pode exportar: casos de sucesso e experiências de empresas da RMC”. A atividade foi mediada por Olavo Furtado, coordenador do Peiex, e contou com a participação de Diana Rodrigues Pires (Diamoh Professional), Guilherme Cappi Dellasta (Mr Craft Açaí) e Renato Gerth (Equipesca).

“A importância do Sebrae-SP em um evento como este é justamente promover a cultura da exportação entre as micro e pequenas empresas, que muitas vezes acreditam que esse caminho não é para elas. Nosso papel é mostrar que o mundo é, sim, do tamanho da pequena empresa, desde que ela tenha estratégia, processos e posicionamento adequados”, destacou Fábio de Paula Augusto, gerente regional do Sebrae-SP em Jundiaí.

Ele ressaltou ainda o papel do Peiex nesse processo. “Em três meses, a empresa recebe acompanhamento técnico para organizar seus processos, produtos e toda a parte burocrática necessária para iniciar a jornada da exportação. Ficamos muito felizes em ver o auditório lotado de empresários interessados e confiantes de que, com os conteúdos apresentados e o apoio do Sebrae-SP, eles poderão estruturar seus negócios para alcançar novos mercados.”

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, também reforçou a relevância da iniciativa. “Apoiamos com satisfação o Peiex porque ele complementa as ações que já desenvolvemos por meio da Diretoria de Comércio Exterior e Cooperação Internacional. Trazer esse hub de exportação para o Aeroporto de Viracopos, um dos maiores do país, é estratégico. A Prefeitura está sempre à disposição para contribuir na qualificação do pequeno empresário e ajudá-lo a dar os primeiros passos no processo de exportação. É mais uma iniciativa extremamente importante do Sebrae-SP para fortalecer o empreendedor brasileiro.”

Para o setor industrial, a parceria também representa um avanço importante. “O Ciesp é a casa da indústria: acolhemos micro, pequenas, médias e grandes empresas. Essa parceria com o Sebrae-SP, por meio do Programa Peiex, é fundamental para orientar e qualificar os pequenos negócios que desejam entrar no mercado internacional. Queremos o Sebrae-SP cada vez mais presente em nossa região e participamos deste evento,” afirmou Rosina Franco, diretora de Recursos Humanos do Ciesp Bragança Paulista e fundadora do IDC do Brasil.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, anfitrião da iniciativa, destacou seu papel estratégico na cadeia de exportação. “O evento foi um sucesso e superou nossas expectativas. Os palestrantes conseguiram transmitir, de forma clara, os desafios e conquistas do processo de exportação. O Aeroporto de Viracopos se coloca como um elo fundamental nessa cadeia e está sempre à disposição para apoiar novos negócios”, concluiu Pedro Parigot, assessor de Relações Institucionais de Viracopos.

  • exportação
  • sebrae-sp