ASN SP
Compartilhe

Participação do Sebrae-SP na Tecnotêxtil Brasil 2025 valoriza cadeia produtiva local do setor

Evento foi realizado de 22 a 25 de abril e reuniu empresas do segmento da região, de outros estados e países
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O Sebrae-SP marcou presença na Tecnotêxtil Brasil 2025, que foi realizado entre os dias 22 e 25 de abril. O evento é a principal feira para o setor têxtil e de confecção da região do Polo Têxtil de Americana. O estande da instituição realizou atendimento para os interessados em temas ligados ao empreendedorismo e promoveu a Cadeia produtiva Local (CPL) do setor têxtil de Americana.

Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Anderson Santos, a participação no evento valorizou a CPL do segmento, que foi reconhecida no ano passado pelo Governo do Estado. Essas cadeias são concentrações geográficas de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou segmento, que trabalham com cooperação entre si e com entidades. Na prática, essa organização faz com que elas possam compartilhar recursos, adquirir insumos coletivamente, trocar experiências e promover a inovação no segmento. O Sebrae-SP apoia e é um dos parceiros estratégicos do programa.

“A participação foi importante para apresentar o Sebrae como um agente de desenvolvimento econômico e social, trazendo ao expositor ou ao visitante a oportunidade de ter nosso apoio, no sentido de fomentar a sua rede de clientes ou de fornecedores. Queremos provocar um impacto no encadeamento produtivo da indústria, agregando valor por meio da capacitação e do oferecimento de soluções em gestão, além de também no apoio ao desenvolvimento econômico”, afirma o consultor.

“O evento fortalece ainda mais a cidade como uma cadeia produtiva local, como de fato já é reconhecida pelo governo do estado. O nosso polo mostra claramente sua força a nível de desenvolvimento e de reflexo na economia regional, como também nacional”, completa.

Leonardo Sant’Ana, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região (Sinditec) e diretor-proprietário da Guainumby Têxtil, uma tinturaria de fios, conta que a empresa participou da Tecnotêxtil pela segunda vez. “Na primeira nós já sentimos uma conexão muito grande com outros mercados, com outros clientes de outras áreas e outras regiões do Brasil. E quem não se expõe acaba não sendo visto”, argumenta.

Ele afirma, ainda, que a participação do Sebrae-SP no evento foi importante para prestar apoio às micro e pequenas empresas, para que cresçam e movimentem ainda mais a economia regional. Como presidente do Sinditec, Leonardo explica que a entidade, que é parceira do Sebrae, também trabalha para impulsionar a cadeia produtiva local e a feira é mais uma forma de valorizá-la.

“A cadeia têxtil precisa disso, é muito importante. Estar dentro de uma feira dessa, que dá suporte para as empresas para que possam crescer, que tenham parceiros, fornecedores, é o caminho que a gente tem”, finaliza.

Sobre a Tecnotêxtil Brasil

A Tecnotêxtil Brasil 2025, foi realizada de 22 a 25 de abril, na Feira Industrial de Americana (Fidam), em Americana. O evento reuniu profissionais e empresas de diversas áreas da indústria têxtil, promovendo inovações e tecnologias para otimizar a produção e fortalecer o setor. O evento contou com uma programação robusta de palestras e workshops, consolidando-se como o ponto de encontro ideal para quem busca se atualizar e ampliar suas conexões no mercado. A próxima edição da feira já foi lançada oficialmente para abril de 2027.

  • sebrae-sp
  • Tecnotêxtil