ASN SP
Compartilhe

Parceria entre Sebrae-SP e Prefeitura Municipal irá transformar Riversul com o ‘Cidade Empreendedora’

Medida vai impactar centenas de munícipes de todas as idades, com capacitação em diversas áreas durante o ano inteiro
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
O programa Cidade Empreendedora ajuda a fomentar a economia local (Foto: Riversul Agora)

O Sebrae-SP acaba de firmar parceria com a Prefeitura Municipal de Riversul para impactar milhares de pessoas na cidade, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com o programa Cidade Empreendedora. O objetivo é fomentar o empreendedorismo local para o desenvolvimento da atividade econômica da cidade de forma sustentável.

Também irá oferecer oficinas, rodas de conversa, painéis, atualizações, treinamentos e network para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e ações para o poder público se aperfeiçoar e criar um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo local.

O Cidade Empreendedora terá início já neste mês de março com um encontro para mulheres, enquanto no próximo mês estão previstos alguns cursos técnicos para gerar novos negócios. Até dezembro, o programa prevê ações de educação empreendedora em parceria com a Secretaria de Educação, em que irá impactar alunos do ensino fundamental; cursos para atender diferentes públicos, que já empreendem ou desejam iniciar um negócio; capacitação direcionada ao pequeno produtor; além de fornecer estratégias e melhorias para que os empresários possam aumentar o seu faturamento, dar mais visibilidade aos seus produtos e aprimorar suas empresas, tornando-as exemplos de sucesso.

Daliane Schmidt, agente responsável pela unidade do Sebrae Aqui de Riversul, destaca a importância das ações para o crescimento do município, principalmente no setor econômico. “O programa tem transformado a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social. Tenho certeza de que em Riversul não será diferente. Organizado em dez eixos de atuação, o Cidade Empreendedora contempla diversas temáticas como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios”, explica.

Para o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes envolvidos na promoção do desenvolvimento econômico de Riversul. “Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social. Esse projeto traz ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais que vão auxiliar na geração de emprego e renda no município”, destaca.

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae-SP em parceria com agentes públicos e privados com o objetivo de fomentar, capacitar e desenvolver os municípios por meio do empreendedorismo. Os focos principais são a melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e a promoção da competitividade empresarial.

O prefeito de Riversul, Marcão, enaltece a parceria com o Sebrae-SP e explica como isso será importante para o município. “Para o setor público, o programa ajudará na estratégia para atrair investimentos e aumentar a arrecadação do município; e, desta maneira, melhorar as condições do local e da população. Para o empresário, este é o momento de visualizar o ambiente que impacta no futuro de seus negócios e, assim, se preparar de forma planejada para tirar proveito das oportunidades que surgirão. E para o cidadão em geral, morador, estudante ou trabalhador, é uma maneira de se envolver no processo que beneficiará seu dia a dia e deixará a cidade melhor para se viver, além de poder construir seu plano de carreira baseado nas demandas que Riversul contemplará”.

  • Cidade Empreendedora
  • sebrae-sp