ASN SP
Compartilhe

Mês dos namorados: quando a paixão vira um negócio de sucesso

Conheça a jornada de Glaucia e Romão, que investiram em uma oficina ainda como empregados CLT e hoje empreendem juntos em São José dos Campos
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Você já pensou em transformar uma paixão em um negócio de sucesso? A história de Glaucia Tiemi Aparecida da Silva Funada e Gerson Silveira Romão é um exemplo inspirador de como dedicação, coragem e busca por aprimoramento podem fazer a diferença na trajetória empreendedora.

O casal de namorados, que trabalhava terceirizado em uma grande empresa de São José dos Campos, buscava uma oportunidade de investir e conquistar sua independência financeira. “Em outubro de 2011, encontramos uma oficina de escapamentos à venda, decidimos apostar no negócio, mesmo ainda sendo empregados CLT. Começamos a tocar a empresa paralelamente ao trabalho, com muita esperança, mas logo percebemos que o ponto adquirido não era exatamente como havia sido anunciado. Assim, tivemos que reconstruir a credibilidade do negócio, conquistar uma nova clientela e aprender na prática o que é ser empreendedor, já que não tínhamos experiência na área”, conta Romão.

Glaucia, apaixonada por carros, fez curso técnico em mecânica, além de formação em arquitetura e pós-graduação em Administração. Com experiência na área de qualidade, trouxe processos organizacionais e controles gerenciais que ajudaram a estruturar a empresa. Romão, por sua vez, já tinha experiência em operações e buscava qualidade e excelência em cada detalhe, sempre entregando o melhor. Em 2012, eles casaram e continuaram seus projetos.

“Começamos com um espaço pequeno, sem muita estrutura, mas com muita vontade de crescer. Quando a pandemia chegou, precisamos nos adaptar rapidamente. Aproveitamos o momento para atender apaixonados por carros que, mesmo em isolamento, queriam personalizar ou melhorar seus veículos. Essa estratégia permitiu que continuássemos crescendo e decidimos alugar um galpão maior, com o dobro do espaço, para oferecer um ambiente mais acolhedor e organizado, diferente do estereótipo de uma oficina comum”, detalha Glaucia.

E comemora: “Hoje, a Romão Escapamentos conta com cinco funcionários e é referência na região de São José dos Campos, com uma recepção diferenciada e uma experiência de atendimento que encanta os clientes. Além disso, aproveitamos para investir no nosso próprio desenvolvimento. O Romão participa de mentorias e imersões, enquanto eu, que também cuido da nossa filha de dois anos, estou focada na gestão do negócio, buscando melhorias constantes. Essa busca por aprimoramento foi o que motivou a participação no Programa ALI do Sebrae-SP”.

Mas eles não pararam por aí! Juntos, também lideram a Romão Fun Fast, uma empresa de eventos automotivos que já está na sua 5ª edição, consolidando-se como referência regional no segmento. “Criamos um serviço de personalização exclusivo e um evento voltado ao público apaixonado por carros, colecionadores e entusiastas, fortalecendo nossa marca e posicionamento”, diz Romão.

Dicas para quem quer empreender com sucesso

Inspirada na trajetória de Glaucia e Romão, Flávia Francischini, analista de negócios do Sebrae-SP e responsável pelo Agente Local de Inovação (ALI) deixa algumas dicas para quem deseja empreender de forma sólida e sustentável:

Definir papéis e responsabilidades claras: como casal, é importante que cada um saiba exatamente qual é sua função no negócio, evitando conflitos e promovendo uma parceria mais harmoniosa.

Manter uma comunicação aberta e transparente: conversar regularmente sobre os desafios, metas e estratégias. Assim, podem alinhar expectativas e tomar decisões mais assertivas.

Planejar juntos: elaborar um planejamento estratégico, financeiro e de metas. Ter objetivos claros ajuda a direcionar os esforços e a medir o progresso.

 Separar as finanças pessoais das empresariais: ter contas e registros específicos para o negócio, garantindo organização e evitando confusões financeiras.

Respeitar o espaço de cada um: além do trabalho, é importante manter momentos de lazer e privacidade, preservando a relação pessoal.

Buscar apoio e capacitação: aproveitar cursos, consultorias e redes de apoio do Sebrae para fortalecer o seu negócio e aprimorar habilidades empreendedoras.

“Seguindo essas dicas, é possível transformar a parceria amorosa em uma história de sucesso empresarial, com harmonia e prosperidade”, conclui Flavia.

  • dia dos namorados
  • sebrae-sp