A Hyperus, startup de Espírito Santo do Pinhal (SP) atendida pelo Sebrae-SP, participou da 33ª edição da Mercopar, a maior feira de inovação industrial da América Latina que ocorreu de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Promovida pelo Sebrae-RS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a iniciativa reuniu 42.184 visitantes.
Uma das 11 empresas paulistas dentre 40 startups brasileiras selecionadas pelo Sebrae Nacional para expor na Mercopar, a Hyperus galgou conexão com o público-alvo durante os quatro dias de feira. “Recebemos muitas visitas de indústrias que buscam soluções para otimização de seus processos produtivos. Isso nos deu a chance de conversar diretamente com potenciais clientes e entender melhor suas dores e necessidades”, disse o CEO da startup Thiago Coquieri Pancracio.
O empresário destacou que o evento proporcionou muito networking, bem como ainda mais visibilidade à startup nas redes sociais. “Além de apresentar nossos produtos, estar ali foi essencial para fortalecer relações com parceiros e ampliar as possibilidades comerciais. Nossa participação gerou um aumento significativo no engajamento nas redes sociais da Hyperus, alcançando um público maior e atraindo novas oportunidades”, afirmou Pancracio.
Para o CEO, chegar à Mercopar foi resultado da participação em programas e eventos do Sebrae-SP, os quais proporcionaram conhecimento e visibilidade à empresa. “As conexões que adquirimos por meio do Sebrae-SP foram fundamentais para alcançarmos o nível em que estamos hoje e essa parceria tem sido essencial para o nosso sucesso. O Sebrae-SP teve um papel fundamental em nossa jornada, nos conectando ao ecossistema de startups por meio de hubs, mentores, aceleradoras e eventos”, reforçou.
Hyperus: fundação e ideia inicial
Embora tenham se cruzado há poucos anos no curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações no campus São João da Boa Vista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mas em turmas diferentes, Thiago Coquieri Pancracio, Julia Danielli Duarte, José Victor Costa Dobies e Lucas Marim da Silva nem imaginavam o que estaria porvir, em tão curto espaço de tempo.
Foi em 2020 que a história da startup Hyperus começou a ser desenhada, relembra o CEO. Antes, os quatro haviam se reencontrado ainda na empresa Cracto, onde exploravam diferentes tecnologias, porém sem uma direção clara. “Tentamos desenvolver diversos produtos, como um inversor de frequência AC/DC (corrente alternada/corrente contínua), um interruptor inteligente e até um kanban de RFID (identificação por radiofrequência) para otimizar processos de produção e controle de estoque. No entanto, nenhum desses projetos saiu do laboratório”, contou.
Pancracio recorda que foi nesse momento que um importante aliado entrou na equipe: Ricardo Ferreira, formado em engenharia de produção e com MBA em Gestão Industrial, que é conselheiro da Hyperus e atua como gerente industrial na Soufer e professor no UniFAE, respectivamente, indústria e Centro Universitário de São João da Boa Vista.
“Com mais de 25 anos de experiência em gestão industrial em grandes indústrias, Ricardo trouxe a ideia de criar um sistema de monitoramento de OEE (Eficácia Geral do Equipamento). Ele sempre precisou de uma solução como essa, mas nunca encontrou algo que realmente funcionasse no mercado. A partir dessa necessidade, começamos a desenvolver o produto, com Ricardo orientando cada detalhe de como o sistema deveria operar”, contou.
Primeiros passos
A partir daí, o CEO destaca que levaram cerca de um ano para desenvolver o MVP (Produto Mínimo Viável) do sistema. Durante esse processo, ele ressalta que Ricardo Ferreira os conectou a uma empresa metalúrgica parceira, onde puderam realizar todos os testes necessários em uma máquina perfiladeira.
“Quando alcançamos uma versão estável do produto, conseguimos nossa primeira venda para outra máquina similar dessa mesma empresa, uma formadora de tubos. As primeiras vendas foram bastante desafiadoras, sendo totalmente dependentes do networking do Ricardo, que nos apresentou a várias empresas do setor de aço, todas com máquinas semelhantes àquelas em que desenvolvemos o produto. A cada nova instalação, aprimorávamos a solução para reduzir custos, simplificar a implementação e melhorar continuamente o produto”, relembrou.
No entanto, conta Pancracio, o maior desafio deles era financeiro, já que estavam autofinanciando o desenvolvimento com próprios recursos, enquanto também precisavam gerar receita para pagar as próprias despesas pessoais.
Captação e estruturação
O CEO recorda que, à medida que começavam a conquistar novos clientes, a situação financeira se tornou ainda mais apertada, e perceberam que era o momento de buscar investidores. “Em 2023, recebemos nosso primeiro aporte, o que nos permitiu estruturar melhor a empresa. Investimos em áreas fundamentais como marketing, vendas e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), o que deu forma e robustez à Hyperus. Nossa solução se consolidou com um modelo SaaS, integrado a hardware proprietário, proporcionando uma plataforma robusta e confiável, pronta para escalar”, disse.
Expansão e resultados
Pancracio reforça que alguns marcos foram cruciais para o crescimento da Hyperus. “Além da captação inicial, um divisor de águas foi a conquista da Gerdau como cliente. Esse contrato nos impulsionou significativamente, pois o nome Gerdau abriu muitas portas e nos ajudou a aprimorar nossa governança, para que pudéssemos atender aos altos padrões exigidos. O impacto da nossa solução nas indústrias tem sido expressivo, com clientes relatando aumentos significativos na produção, dobrando ou até triplicando a produção em pouco tempo de monitoramento”, afirmou.
Hyperus hoje
Atualmente, a Hyperus está em plena expansão, investindo intensamente em feiras e eventos, além de firmar parcerias estratégicas que a ajuda a crescer ainda mais. “No próximo ano, planejamos iniciar uma nova rodada de captação, o que nos dará ainda mais força para acelerar o crescimento. Além disso, estamos prestes a lançar dois novos produtos que irão contribuir ainda mais para a nossa missão de aumentar a eficiência das linhas de produção industriais”, finalizou.
Resultado da Mercopar 2024
A Mercopar renovou sua vocação de fomentar oportunidades de negócios e inovação em 2024 e sua 33ª edição encerrou com a projeção de R$ 935 milhões em negócios. Com a área completamente lotada no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), mais de 560 empresas criaram conexões e demonstraram as principais tendências e soluções do segmento durante quatro dias de programação. E a feira já tem data confirmada para ocorrer em 2025: de 14 a 17 de outubro.
Entre participantes de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, além de startups, a Mercopar 2024 recebeu pequenas, médias e grandes empresas do Rio Grande do Sul e do Brasil – além de um expositor chinês.
O evento atendeu ou superou as expectativas para 98,74% das empresas expositoras. A feira recebeu 42.184 visitantes.
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