
O mercado de brechós vem ganhando destaque em todo país, com o consumo de itens usados em alta – movimento que ocorre também nas regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Juntas, as cidades somam 440 pequenos negócios do setor, sendo a maioria na metrópole São José dos Campos. Tendências como sustentabilidade e consumo consciente têm estimulado o crescimento deste mercado, que gasta em média de R$ 50 a R$ 100 nos estabelecimentos.
Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, a maioria dos brechós na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte são microempreendedores individuais (MEIs), com 342 negócios nessa categoria. Na sequência, há 91 negócios na categoria microempresa (ME) e outras sete que são empresas de pequeno porte (EPP).
Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão artigos do vestuário, com destaque para roupas masculinas (51%), roupas femininas (50%), calçados (46%), acessórios do vestuário, como bolsas, bijuterias e óculos (43%) e roupas de grife (42%).
Os principais motivos que levam os consumidores a comprarem em brechós são os preços mais baixos (71%), a qualidade dos produtos (45%) e a sustentabilidade aliada ao consumo consciente (43%).
“O consumo mais sustentável e consciente é uma tendência global. Aliado a isso, a busca por preços mais acessíveis, o interesse por peças únicas e estilosas, e a crescente conscientização em torno do consumo sustentável tem impulsionado o setor”, afirma Carol Fabris Ferreira, Coordenadora de Pesquisas do Sebrae-SP.
Pesquisa estadual do Sebrae-SP
A pesquisa Brechós 2025 foi elaborada a partir de duas sondagens: a primeira apresenta as estatísticas que caracterizam o varejo de produtos usados (brechós) no estado de São Paulo. Já a segunda mostra os resultados de pesquisa de campo com 400 consumidores de brechós, com coleta de dados realizada entre os 23 de abril e 4 de maio de 2025.
De acordo com os dados, o estado conta com 7.348 pequenos negócios no comércio varejistas de produtos usados (brechós), sendo 5.211 (71%) MEIs. Tendências como sustentabilidade e consumo consciente têm estimulado o crescimento deste mercado, que gasta em média de R$ 50 a R$ 100 nos estabelecimentos.
Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão artigos do vestuário, com destaque para roupas masculinas (51%), roupas femininas (50%), calçados (46%), acessórios do vestuário, como bolsas, bijuterias e óculos (43%) e roupas de grife (42%).
Quanto à frequência de compra, 32% dos entrevistados costumam comprar em brechós a cada dois meses – em média seis compras por ano, seguido por 22% dos que compram uma vez por semestre (duas compras por ano). A pesquisa revela ainda que 84% dos consumidores preferem realizar as compras em brechós físicos, enquanto os brechós online possuem 40% da preferência.
