
No último sábado (4/10), o Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, em parceria com a prefeitura do município, promoveu o evento “GuaráON – Ideathon”. A iniciativa reuniu estudantes, setores da sociedade civil, autoridades locais e pessoas interessadas em estruturar um ecossistema de empreendedorismo no Vale do Paraíba e Vale Histórico.
Parte integrante do programa “Guará Criativa”, a atividade foi elaborada de modo a fomentar o ambiente de negócios regional, bem como gerar oportunidades de desenvolvimento na cidade. A partir da perspectiva do turismo inteligente, o evento teve como foco a utilização da tecnologia, da inovação e da criatividade em nome da valorização do patrimônio cultural do município e possibilitou novas experiências para as pessoas presentes na ocasião.
Ao discursar no início do evento, Junior Filippo, prefeito de Guaratinguetá, ressaltou a importância do trabalho feito em parceria com o Sebrae-SP e mencionou a pertinência de colocar em prática as ideias e soluções propostas ao longo do dia. “A nossa preocupação é fazer pulsar os negócios do centro da cidade e isso passa pelo desenvolvimento de grandes parcerias. Fazer com que grandes empresas e startups sejam criadas. A cidade vai viver uma outra fase no que diz respeito ao fomento à inovação e à tecnologia”.
“A Prefeitura de Guaratinguetá foi muito assertiva ao promover o GuaráON. O Ideathon reuniu diversos perfis entre estudantes, professores, empreendedores e representantes do poder público, todos juntos em prol do desenvolvimento da cidade. Foram 9 soluções incríveis apresentadas e uma energia contagiante durante todo o dia. Para o Sebrae-SP, foi muito gratificante executar essa iniciativa em parceria com a prefeitura e fortalecer o ecossistema de inovação local”, afirmou Amanda Ribeiro, analista de negócios do Sebrae-SP.

A jornada foi elaborada com um cronograma dividido em momentos de interação e períodos voltados para palestras, dinâmicas, mentorias. Além disso, permitiu às pessoas participantes terem acesso ao ecossistema de startups existente tanto na região quanto em São Paulo.
“O Ideathon foi um momento muito rico de cocriação, em que alunos e empreendedores transformaram ideias em soluções inovadoras para valorizar o turismo de Guaratinguetá. O encontro reforça o propósito do Sebrae-SP de estimular o empreendedorismo e a inovação como motores do desenvolvimento local. Durante o evento, os participantes se dedicaram a propor ideias para desafios reais do município, como a valorização do patrimônio cultural — especialmente do centro da cidade —, a atração de novos turistas e o aproveitamento das oportunidades locais, além do acompanhamento das ações previstas no Plano Diretor de Turismo. Esse movimento mostra a importância de unirmos talentos e propósito, com o objetivo de gerar ideias que fortaleçam a identidade e o futuro da nossa cidade”, destacou Juliana Chehouan, gerente regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá.
“Guará Criativa”
Elaborado a partir de um mapeamento das necessidades e potencialidades relacionadas ao empreendedorismo em Guaratinguetá, o programa identifica as oportunidades de expansão das esferas econômicas municipais, bem como permite a um só tempo a estruturação de eixos de atuação específicos e a criação de jornadas de conhecimento adequadas às demandas populares.
Estruturado em pilares com ações voltadas para áreas primordiais ao avanço econômico-social do município, o “Guará Criativa” pretende estabelecer uma visão conjunta com o fortalecimento de valores compartilhados entre todas as pessoas envolvidas. Como aponta Márcio Araujo, consultor de negócios do Sebrae-SP, a ideia do programa reside em “criar cada vez mais visões de desenvolvimento e de fortalecimento do empreendedorismo com o objetivo de melhorar a gestão dos pequenos negócios, aumentar o faturamento e a produtividade”.
De acordo com Juliana Chehouan, gerente regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, “o Guará Criativa nasce como um movimento de união e transformação, conectando ideias e oportunidades para que Guaratinguetá cresça de forma inovadora e sustentável. Com a força do empreendedorismo e o apoio das instituições parceiras, o projeto reafirma o compromisso de impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer a economia, gerando impacto positivo para toda a comunidade.”
-
