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Feira apresenta novidades no mercado internacional de frutas

A feira internacional Fruit Attraction, realizada em Madri, na Espanha, mostrou o caminho que empresas brasileiras podem percorrer, com tecnologia e aposta na praticidade
Por Rogério Lagos
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Novas tecnologias para o agronegócio, frutas processadas, rastreabilidade, padronização e praticidade são algumas das tendências para o mercado de frutas e hortaliças apresentadas na Fruit Attraction, a segunda maior feira do segmento no mundo, realizada em Madri, na Espanha, entre os dias 4 e 6 de outubro. O Sebrae-SP esteve presente em missão empresarial com 16 pequenos produtores rurais para que conhecessem as novidades e abrissem mercado no exterior. Afinal de contas, as frutas brasileiras são extremamente bem conceituadas na Europa. Além de visitar o evento, o grupo de empresários realizou visitas técnicas guiadas por diversos mercados, pequenos negócios, fábricas e propriedades rurais na região de Madri. Veja a seguir alguns dos destaques do time de especialistas do Sebrae-SP presente na Missão, composto pelas consultoras Karyna Muniz, Eliana Germano e Flaviane Castilho, bem como pelo consultor José Eduardo Carrilho.

Frutas processadas

As frutas processadas estão em franco crescimento no mercado europeu por conta da maior necessidade por praticidade devido ao estilo de vida mais agitado das pessoas, bem como em razão do aumento da demanda por uma alimentação mais saudável, o que explica a maior procura por alimentos prontos para o consumo ou produzidos para viagem. Nesse cenário, o Brasil tem uma grande oportunidade para fornecer frutas e vegetais processados para a Europa. De acordo com a Embaixada do Brasil na Espanha, as barreiras fitossanitárias são menores do que as decorrentes do envio de frutas frescas. “É encantador notar o cuidado com os produtos do campo à mesa. Tudo é pensado para facilitar a degustação e a alimentação rápida e saudável e o marketing dos produtos e embalagens traduzem muito bem esse conceito”, destaca a consultora Eliana Germano.

Agricultura 5.0

Uso de drones, análise de solo georreferenciada, mapeamento via satélite e equipamentos autônomos são algumas das tecnologias que caracterizam a agricultura 5.0. Os empresários e empresárias que fizeram parte da missão à Fruit Attraction puderam conhecer diversas soluções tecnológicas que otimizam o trabalho no campo, como o On Fruit 360, da empresa espanhola Agerpix. Trata-se de um sensor que permite saber a quantidade e o calibre de frutos maduros, com precisão de 95%. Dessa forma é possível antecipar as decisões de vendas, reduzir perdas e custos com RH e logísticos. O sensor utiliza as tecnologias big data, inteligência artificial e machine learning para coletar os dados e estatísticas em campo. “Com essas soluções práticas, adaptadas aos produtores de frutas e hortaliças, a agricultura passa a ser cada vez mais tecnológica para otimizar o trabalho no campo e facilitar a tomada de decisões estratégicas”, diz a consultora Flaviane Castilho.

Marcas próprias e rastreabilidade

Os pequenos produtores locais têm o seu espaço garantido nos mercados de bairro de Madri. É comum encontrar produtos de qualidade de marcas de pequenos agricultores da região. A rastreabilidade também se faz presente, uma vez que é exigida em toda produção e comercialização de hortifruti na Espanha. Nas etiquetas é possível encontrar informações sobre origem, variedade, lote, produção, peso e tabela nutricional.

Padronização

Essa é uma boa prática de gestão da qualidade e de posicionamento de marca que é facilmente encontrada em Madri, seja nos pequenos mercados de bairro ou no Mercamadrid, a “Ceagesp” local. A padronização é tão presente que os clientes não escolhem suas frutas e hortaliças como é de costume no Brasil, apenas pedem o que desejam e recebem direto do vendedor. Não há diferenciação. Há, ainda, máquinas especializadas na pesagem e embalagem dos produtos. “A padronização é um show à parte. Quem olha o produto na prateleira já compra sem precisar colocar a mão para atestar sua qualidade, como é comum no Brasil. Nossos produtos têm qualidade, mas precisam ser mais bem padronizados e apresentados”, afirma o consultor José Eduardo Carrilho.

Praticidade e embalagens biodegradáveis

A máxima “comer com os olhos” se faz muito presente entre as tendências de marketing vistas na Fruit Attraction. Embalagens, muitas delas biodegradáveis em respeito à sustentabilidade, são pensadas para encantar os clientes. A praticidade também pode ser observada em frutas comercializadas já cortadas ou até mesmo com utensílios para facilitar o consumo. “A valorização e consumo dos produtos regionais se destaca em Madri, assim como as embalagens biodegradáveis e a preocupação com a sustentabilidade em toda a cadeia na busca de minimizar os impactos ambientais”, diz a consultora Karyna Muniz.

Plantações verticais

O crescimento populacional deverá ser um dos principais fatores de estímulo à verticalização de produtos de horticultura. Diversas empresas presentes na Fruit Attraction já trabalham com a tecnologia necessária para a implementação desse novo hábito de produção e consumo.

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