ASN SP
Compartilhe

Fórum de Turismo e Desenvolvimento Regional reúne lideranças em Itararé

Objetivo do evento foi impulsionar o setor no Sudoeste Paulista e Alto Vale do Ribeira
Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Evento contou com a presença de diversas autoridades e empreendedores da região (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (23), o Sebrae-SP realizou o 1º Fórum de Turismo e Desenvolvimento Regional, que foi sediado em Itararé. O fórum contou com a parceria da RT Cânions Paulista, Prefeitura Municipal de Itararé, Secretaria da Cultura e Turismo de Itararé e demais poderes executivos do Sudoeste Paulista e Alto Vale do Ribeira.

O evento foi sediado no Teatro Municipal Sylvio Machado e contou com a presença de gestores públicos, empresários, lideranças e especialistas do setor, que se reuniram para debater estratégias para o fortalecimento do turismo como motor de desenvolvimento sustentável.

Nelson Hervey Costa, Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, destacou a satisfação da instituição em realizar o evento na região. “O Sebrae-SP está muito feliz com a realização do Fórum de Turismo e Desenvolvimento Regional aqui no Sudoeste Paulista. É um encontro fundamental, com gestores, empresários, lideranças e a sociedade civil para fortalecer o turismo como motor econômico e social. Precisamos fazer com que a nossa região consuma mais a si mesma, que o Estado e o Brasil conheçam melhor o Sudoeste Paulista. Temos riquezas, saberes, valores, culinária, artesanato, turismo rural, de aventura e uma história riquíssima a ser mostrada. O turismo é um esforço coletivo, e o Sebrae segue como parceiro dessa caminhada, apoiando o empreendedor e o desenvolvimento regional”.

Com cerca de 130 participantes das cidades de Angatuba, Apiaí, Assis, Barueri, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Itaberá, Itapeva, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Grande e Taquarivaí, a programação inicial teve a temática ‘Políticas Públicas como Desenvolvimento Regional do Turismo’. O painel contou com a participação do Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; do prefeito de Itararé, João Fadel; da prefeita de Itapeva, Adriana Duch; e da gestora estadual de turismo e políticas públicas do Sebrae-SP, Aline Delmanto.

O debate abordou a importância da articulação entre os municípios, a regionalização das ações de fomento ao turismo e o papel estratégico das políticas públicas na promoção do desenvolvimento econômico sustentável.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa (à direita) também esteve presente ao evento (Foto: Sebrae-SP)

João Fadel, falou sobre a importância de o município sediar o evento e reforçou a necessidade de transformar o potencial turístico da região em ações concretas. “Estou muito feliz por Itararé ter sido escolhida para sediar esse fórum. Há muito tempo falamos sobre o potencial turístico da nossa região, mas agora precisamos transformar isso em realidade com ações efetivas. Já estamos conversando com empresários interessados em abrir pousadas e hotéis. O papel do poder público é facilitar, dentro da legalidade, para que esses empreendimentos se concretizem. Vamos investir em cursos para garçom, recepcionista e outras áreas do turismo. Queremos uma cidade preparada para receber bem e crescer com o turismo”.

Na sequência, o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, explanou sobre o programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo transformar a gestão pública municipal por meio do fortalecimento do ambiente de negócios e do estímulo ao empreendedorismo local. Borges destacou que o programa atua de forma integrada, oferecendo soluções que vão desde a desburocratização até o apoio à formalização de empresas e à capacitação de gestores e empreendedores.

Seguindo com o cronograma, a coordenadora de Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR), Ana Clemente, abordou o tema ‘Desenvolvimento de Políticas de Turismo Estaduais’, destacando sua relevância para os municípios e suas respectivas regiões turísticas. Em sua fala, enfatizou a importância da regionalização do turismo, especialmente o papel estratégico dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro, e como as políticas estaduais têm sido estruturadas para apoiar e fortalecer essas localidades. Ana também ressaltou que a atuação conjunta entre Estado e municípios é essencial para impulsionar a competitividade regional, atrair investimentos e qualificar a oferta turística de forma sustentável.

“A ideia foi apresentar um pouco do trabalho que a Secretaria já desenvolve e incentivar o fortalecimento do turismo local e regional, apoiando as iniciativas conforme as necessidades de cada território. Trabalhamos com curadoria, mapeamos talentos da gastronomia, identificamos o que já tem estrutura turística e orientamos o que precisa ser desenvolvido. O Sebrae é um parceiro fundamental, com atuação forte nas regiões. Ele identifica desafios locais e contribui diretamente para a implementação das políticas públicas de turismo do Estado. É um elo essencial para integrar, fortalecer e desenvolver o turismo de forma estratégica”, enfatiza Ana.

Após coffee break e o networking, Aline Delmanto, gestora estadual de turismo e políticas públicas do Sebrae-SP, apresentou a palestra ‘Olhando Tendências e Construindo Experiências no Turismo’. Em sua abordagem, Aline destacou a importância de acompanhar as tendências emergentes do setor turístico, como o turismo de experiência, o turismo sustentável e o uso da tecnologia para qualificar a jornada do visitante. Ela também reforçou que, para os destinos se manterem competitivos, é essencial que os municípios e empreendedores estejam atentos às mudanças de comportamento do turista e trabalhem na criação de experiências autênticas e conectadas à identidade local.

Evento contou com painéis focados no desenvolvimento do turismo regional (Foto: Sebrae-SP)

Com mediação do consultor de negócios do Sebrae-SP, André Scalco, o evento foi encerrado com o painel ‘As Regiões Turísticas – Cânions Paulista, Veredas, Cavernas da Mata Atlântica e Angra Paulista’, que trouxe uma visão prática e integrada sobre o trabalho desenvolvido em diferentes territórios turísticos do Estado de São Paulo.

Participaram da discussão Mateus Lopes, presidente da RT Cânions Paulista, acompanhado do interlocutor Edilson Moraes; Márcia Cristina Pontes, representante da RT Cavernas da Mata Atlântica; Janaina Gonçalves Faia, da RT Veredas da Mata Atlântica; e Anderson Solé, presidente da RT Angra Paulista.

Os representantes compartilharam experiências, desafios e estratégias adotadas em suas regiões para fortalecer o turismo local e promover o desenvolvimento regional por meio da colaboração entre municípios e iniciativa privada.

Para encerrar a programação, o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, realizou o lançamento oficial do projeto ‘Sebrae + Turismo + Negócio’, iniciativa que visa impulsionar o empreendedorismo nos municípios com potencial turístico da região. O projeto tem como foco a capacitação de empreendedores locais, a estruturação de produtos turísticos e o apoio à criação de experiências que valorizem as identidades regionais.

“O desenvolvimento do Sudoeste Paulista passa por uma gestão pública que olhe com seriedade para o setor do turismo, desburocratize processos e estimule o crescimento do pequeno empreendedor. O Sebrae é quem conversa com o pequeno empreendedor, com o MEI, com o microempresário que vive do turismo. Nosso papel é integrar as políticas públicas com a realidade local, incluindo as comunidades no processo. A região não é só uma potência turística, é uma realidade que precisa ser aproveitada com roteirização, desenvolvimento de produtos e empreendedores como protagonistas do crescimento”, finaliza.

  • Fórum de Turismo Itararé
  • Sebrae Itararé